ARTES
6º ano
Descreva em forma de um texto, com aproximadamente 15 linhas, a importância da dança, a origem e as novas maneiras de entender e fazer dança Leia e pesquise para auxiliar o seu texto.
Respostas
Resposta:
mals "aproximadamente" pegue palavra chaves é encurtar (se puder deixar como melhor resposta me ajuda muito obrigado :D )
Explicação:
Dançar, dançar, dançar...basta querer, é só começar! A dança é uma das expressões artísticas mais antigas. Na pré-história dançava-se pela vida, pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais. Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista da perfeição do corpo, já na Idade Média se tornou profana, ressurgindo no Renascimento. A dança tem história e essa história acompanha a evolução das artes visuais, da música e do teatro.
ícone dança primitiva
Dança Primitiva ícone danças milenares
Danças Milenares ícone dança moderna
Dança Moderna ícone dança contemporânea
Dança Contemporânea
Dança Primitiva
A A dança nasceu associada às práticas mágicas do homem, com o desenvolvimento da civilização, o rito separou-se da dança.
O homem dançava pela sobrevivência, dançava para a natureza em busca de mais alimentos, água e também em forma de agradecimento. A dança era quase um instinto e esses acontecimentos registrados nas paredes de cavernas em forma de desenhos, ficaram conhecidos como arte rupestre.
O homem primitivo pintava nas paredes das grutas, cavernas e galerias subterrâneas cenas de caça e rituais que representavam a caçada. Pareciam acreditar ser possível, pela representação pictórica, alcançar determinados objetivos, como abater um animal, por exemplo.
Dança Moderna: a dança moderna é uma negação da formalidade do balé. Os bailarinos trabalham mais livres, porém não rompem completamente com a estrutura do balé clássico. Os movimentos corporais são muito mais explorados, existe um grande estudo das possibilidades motoras do corpo humano. Solos de improvisação são bastante frequentes.
Martha Grahan e Nijinski são os grandes revolucionários da dança dessa época. Serge Pavlovitch Diaglhilev, ou Nijinski, russo, mesmo não sendo um dançarino, criou condições míticas para a dança. Marta Grahan nos Estados Unidos na década de cinquenta criou uma nova maneira de dançar independente da música, baseando-se principalmente nos sentimentos que qualquer som pode provocar, abrindo espaço para todas as possibilidades da dança.
benefícios da dança
Sempre é bom lembrar tudo aquilo que a dança pode fazer por nós. Desta forma, criamos uma compreensão diferenciada de avaliação sobre nossos passos. Você pode sonhar em ser um bailarino profissional ou simplesmente encontrar na dança um hobby. De qualquer forma, ela pode e vai fazer muita coisa por você:
Ajudar a perder a timidez
Aumentar a autoestima
Fortalecer a autoconfiança
Amplia o círculo de amizades