• Matéria: História
  • Autor: Isabela5688
  • Perguntado 3 anos atrás

Durante muito tempo as mulheres não puderam fazer as mesmas coisas que eram permitidas para aos homens. No Brasil, quando as mulheres passaram a ter o direito de votar?
A) na década de 20.
B) na década de 60.
C) na década de 30.
D) nos anos 2000.​


Isabela5688: legal
mariaclaudineib: na minha foto de perfil e a dubladora da ladybuy
Isabela5688: sim
isabellyraissa031: Tbm sou miraculer
mariaclaudineib: oi miraculer
isabellyraissa031: Oi❤️❤️❤️❤️
mariaclaudineib: tudo bem? ❤❤❤
mariaclaudineib: qual é o seu signo? ❤❤
mariaclaudineib: o meu signo é aquário ♒
mariaclaudineib: oi

Respostas

respondido por: isabellyraissa031
0

Resposta:

Quem acompanha a importância da luta das mulheres por direitos e o quanto essa discussão tem espaço nos dias atuais muitas vezes não imagina quão recentes são algumas das conquistas para o gênero feminino do ponto de vista histórico. Há apenas 88 anos, as mulheres nem sequer participavam da vida política do país, uma vez que eram proibidas de votar.

Somente em 24 de fevereiro de 1932, o Código Eleitoral passou a assegurar o voto feminino; todavia, esse direito era concedido apenas a mulheres casadas, com autorização dos maridos, e para viúvas com renda própria. Essas limitações deixaram de existir apenas em 1934, quando o voto feminino passou a ser previsto na Constituição Federal.

Esse cenário não era exclusividade do Brasil. Na França, por exemplo, o voto feminino se tornou realidade em 1944 e, na Suíça, em 1971. No Brasil, no entanto, a bandeira das mulheres pelo direito de votar e de serem votadas teve início décadas antes, pelo menos desde 1891, quando foi apresentada proposta de emenda à Constituição brasileira que trazia essa prerrogativa. A proposta, contudo, foi rejeitada.

O tema ganhou ainda mais força no início do século XX, a partir da militância política feminina na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos. Essa atuação organizada e estratégica inspirou outras mulheres no mundo todo. A internacionalização do movimento, conhecido como sufragista, favoreceu a conquista do voto feminino em diversos países.

O Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil passou a ser comemorado a partir de 2015, com a promulgação da Lei nº 13.086.

Perguntas similares