A Revolução Farroupilha (1835-1845) no Rio Grande do Sul, inscrita no quadro nacional de revoltas provinciais, apresenta um conjunto complexo de condicionamentos específicos. Do ponto de vista econômico, é correto apontar como um desses condicionamentos:
a) o incentivo do governo central à economia colonial alemã e italiana, em prejuízo da pecuária
b) as restrições legais do governo central ao ingresso de escravos nas charqueadas gaúchas
c) a proibição da livre exportação de trigo e gado sul-rio-grandenses para o Uruguai e a Argentina.
d) a falta de estímulo estatal à nascente indústria gaúcha, que competia desigualmente com o Rio de Janeiro e São Paulo
e) a importação do charque platino, sem as medidas protecionistas sobre o sal aumentando assim o preço do charque gaúcho
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
A Guerra dos Farrapos foi uma revolução que se deu no Período Regencial e foi culminada no Rio Grande do Sul. Sua causa foi a alta taxação do charque sulista (D).
Explicação:
A Revolução Farroupilha foi uma movimentação da burguesia brasileira para tornar a competitividade com a venda do charque uruguaio e argentino mais justa.
A intenção dessa classe era que o governo taxasse os produtos importados para o Brasil, a fim de diminuir a desigualdade no mercado. Com o produto mais caro, os sulistas não conseguiam vender sua carne saindo no prejuízo.
O início da guerra tinha finalidade de ter os direitos sulistas preservados. Contudo, com o passar da revolta, passaram a querer a separação da região do território brasileiro.
bielzadaaaaaaa:
qual ~e
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás