4) Os vírus são seres muito simples. São formados por material genético (DNA ou RNA) e uma cápsula de proteínas, apenas. Não são formados por células e o seu ciclo de vida/metabolismo sempre vai depender de uma célula hospedeira. Graças a essa simplicidade estrutural, para os vírus que possuem o RNA como material genético (os retrovírus) pode ser um pouco mais complicado fabricar uma vacina ou, quando ela existe, as doses devem ser reforçadas ao longo da vida do indivíduo. Qual a relação entre o material genético dos retrovírus e a dificuldade para obter vacinas para doenças que eles causam? MA
emanuelesantosferrei:
E pra hjjjjjjjjjjj
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
De maneira geral, os vírus que tem RNA apresentam taxas de mutação mais altas que aqueles com DNA.
Os retrovírus buscam integrar o seu material genético (RNA) ao material genético da célula hospedeira (DNA); para isso, fazem uso da enzima Transcriptase Reversa para transcrever esse RNA em DNA e, depois de integrado na célula, esse DNA viral vai ser novamente transcrito em RNA quando esse vírus for se reproduzir.
Essas transcrições fazem dos retrovírus altamente mutáveis e com grande variação antigênica, o que dificulta a produção de uma vacina que consiga cobrir as cepas que vão surgindo. Um dos principais exemplos cuja mutabilidade cria grandes problemas no desenvolvimento da vacina é o HIV.
Explicação:
#BoaSorte
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás