Em 1808, após chegar ao Brasil fugindo da invasão francesa, o regente D. João VI decidiu: * 1 ponto a) declarar a libertação dos escravos; b) anistiar todos os presos das antigas rebeliões nativistas; c) decretar a abertura dos portos brasileiros às nações amigas; d) proibir a entrada de produtos ingleses na colônia; e) iniciar a política da imigração.
Respostas
Resposta:
D. João decretou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. ( alternativa c)
Após a fuga das tropas Napoleônicas, D. João VI, em 1808, decretou a abertura dos portos brasileiros a nações amigas, esse decreto favoreceu grandemente a Inglaterra. Posterior a esse decreto, havia outro alvará que proibia o sistema manufatura no Brasil.
Essas ações culminaram pra o desenvolvimento industrial da Inglaterra no Brasil, além de desenvolver o comércio externo brasileiro. Isso acometeu o comércio local, uma vez que os comerciantes brasileiros não tinha a menor chance de competir com os comerciantes estrangeiros.
Com a prosperidade do comércio externo, em 1810, decretou outro alvará, o “Treaty of Cooperation and Friendship” (Tratado de Cooperação e Amizade). Essa nova assinatura confirmou a liberação dos portos brasileiros para as demais nações do mundo.
Explicação: