• Matéria: Geografia
  • Autor: maralmarques
  • Perguntado 3 anos atrás

Foi apenas no século XIX que ocorreu a institucionalização da Geografia como uma ciência, graças aos trabalhos dos geógrafos alemães, principalmente, Alexander Von Humboldt e Karl Ritter. Desde sua institucionalização até meados do século XX, tem-se a chamada Geografia Tradicional que, em síntese, preconizava os estudos a partir de uma determinada sistemática. Neste sentido, acerca desta sistemática, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
Descrição do meio, com seus elementos abióticos, biológicos e antrópicos.

Alternativa 2:
Estudo, levantamento e quantificação dos recursos naturais existentes e disponíveis.

Alternativa 3:
Fenomenologia existencial, com o intuito de compreender o comportamento e a percepção das pessoas em relação aos seus lugares de vivência.

Alternativa 4:
Estudo dos fenômenos, dos elementos sociais e da paisagem, sistematizando-os segundo sua funcionalidade no processo evolutivo de determinada paisagem.

Alternativa 5:
Estudo dos processos e elementos geográficos distribuídos no espaço, observando certa homogeneidade que representasse a homogeneidade deste espaço e comparação a outros espaços reconhecíveis.






Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2018.

Sobre o avanço das áreas irrigadas no Brasil, os Domínios Morfoclimáticos e a Geografia Física, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
O grande aumento na área irrigada é reflexo das alterações climáticas que estão alterando os índices de precipitação pluviométrica em todo o País.

Alternativa 2:
A redução da proporção da área irrigada na região Sul e aumento na região Sudeste é reflexo da grande crise hídrica que o estado de São Paulo tem passado nos últimos 10 anos.

Alternativa 3:
A menor proporção de áreas irrigadas no Nordeste é um claro registro de que o problema de desenvolvimento desta região brasileira não é a seca senão, mais investimento no setor industrial.

Alternativa 4:
A maior produção agrícola em áreas irrigadas não se aplica no Nordeste, pois nenhum dos três gêneros agrícolas (arroz, feijão e trigo), demonstrados no gráfico, pode ser cultivado nessa região.

Alternativa 5:
As regiões de maior avanço da área irrigada não correspondem a necessariamente regiões com problemas quanto a baixos índices de chuva, sendo importante aqui o papel da geografia física no planejamento rural voltado ao aumento da produtividade a partir da gestão hídrica voltada à irrigação.

Respostas

respondido por: walescabatista
0

Resposta:

alternativa 5 as regiões be maior

Perguntas similares