• Matéria: Geografia
  • Autor: zviniyt
  • Perguntado 3 anos atrás

É PARA AGORA POR FAVOR ME AJUDA

1. É correto afirmar que o clima do continente americano varia muito devido a sua longitude? Justifique


2. Cite todos os todos os tipos climáticos que ocorrem na América e localize cada um deles.


3. Por que a vegetação do continente americano é variada?


4. Caracterize a vegetação de coníferas, as florestas tropicais e as florestas temperadas.


5. Explique como uma pessoa deve ler um climograma.


6. Como ocorre a formação de um tornado? Eles atingem o Brasil com frequência?


7. Explique a importância do lítio e do xisto. para a indústria


8. Por que a exploração do xisto não é indicada?


9. Quais dificuldades a Bolívia encontra para explorar o lítio?

Respostas

respondido por: victoriagomessilva20
0

Resposta:

1. Não. Pois, lá nos EUA o clima é muito diferente...

2. Equatorial – Presente na Amazônia, ao norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão, sofre ação direta das massas de ar equatorial continental e equatorial atlântica, de ar quente e úmido. Apresenta temperaturas médias elevadas (de 25 °C a 27 °C), chuvas durante todo o ano e reduzida amplitude térmica (inferior a 3 °C).

Tropical Atlântico – Conhecido também como tropical úmido, compreende a faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao Paraná. Sofre a ação direta da massa tropical atlântica, que, por ser quente e úmida, provoca chuvas intensas. A temperatura varia de 18 °C a 26 °C, apresenta amplitude térmica maior à medida que se avança em direção ao Sul. No Nordeste, a maior concentração de chuva ocorre no inverno, já no Sudeste, ocorre no verão. O índice pluviométrico médio é alto, de 2 mil milímetros anuais.

Subtropical – Ocorre nas latitudes abaixo do trópico de Capricórnio. Está presente no sul do estado de São Paulo e na maior parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É influenciado pela massa polar atlântica, possui temperatura média anual de 18 °C e amplitude térmica elevada (10 °C). As chuvas não são muito intensas, mil milímetros anuais, porém, ocorrem de forma bem distribuída na região. Nessa região climática do Brasil são comuns as geadas e nevadas. O verão é muito quente e a temperatura pode ultrapassar os 30 °C. O inverno, bastante frio, apresenta as temperaturas mais baixas do país, inferiores a 0 °C.

3. Pois o clima de lá, é muito diferente do da qui do Brasil.

4.A floresta temperada é um bioma encontrado no centro da Europa, sul da Austrália, Chile, leste da Ásia, principalmente na Coreia, no Japão e algumas partes da China e no leste dos Estados Unidos.

Também é chamada de floresta decídua temperada ou de floresta caducifólia porque as folhas caem no fim do outono.

As florestas tropicais são biomas com maior produtividade e variedade de espécies do planeta.

Elas também são chamadas de floresta pluvial tropical ou floresta úmida em virtude do elevado índice pluviométrico das regiões onde se encontram.

Conífera é a designação corrente dada às plantas gimnospérmicas da divisão Coniferophyta (ou Pinophyta), na sua maior parte árvores, mas também arbustos escandentes, presentes nas regiões tropicais e temperadas do planeta, onde são a principal componente da flora alpina. São os vegetais capazes de viver mais tempo.

5.Para interpretar um climograma, é preciso levar em consideração que a coluna da direita e a linha que passa pelo gráfico indicam as variações de temperatura. A coluna da esquerda e as barras correspondem, assim, as variações de precipitação (índice de chuvas) medidas em milímetros (mm).

6.

O tornado é um tipo de ciclone, ou seja, redemoinhos atmosféricos que giram em torno de um centro de baixa pressão atmosférica. Normalmente a sua formação ocorre no final da tarde, pois nesse período a atmosfera apresenta maior instabilidade. Não atingem o Brasil.

7.Acontece que esse pequeno átomo metálico, na forma de íon, é considerado hoje o mais simples e o mais eficiente agente terapêutico da Psiquiatria.

8. Pois é muito utilizado em gás natural, combustíveis para indústrias e veículos.

Perguntas similares