de que forma e por quais razoes o desenvolvimento do comercio que se verificou ao longo da baixa idade media levou a centralização do poder real?
Respostas
Resposta:
De maneira geral, é possível notar o fato da unificação monetária como o principal responsável pelo desenvolvimento comercial (em paralelo com o fortalecimento real). Ou seja, devido a ausência de territórios unificados, a diferença de padrões monetários era um problema latente para todos os comerciantes da Idade Média. Com isso, atrelado a unificação territorial de algumas regiões sob o poder real, a unificação monetária facilitou as transações comerciais.
Resposta:
Transformações:
A partir do século XI a Europa passou por uma série de transformações que acabaram por levar à crise do sistema feudal:
– novas técnicas agrícolas aumentaram a produtividade das terras. Exemplos: o uso do cavalo como animal de tração, a produção e o consumo de leguminosas (que melhorou a qualidade de vida), a rotação trienal do plantio, nova tecnologia para drenagem de pântanos e lagos, e outros;
– crescimento demográfico e produção de um excedente agrícola que poderia ser comercializado;
– desenvolvimento de um pequeno comércio entre os feudos, o que fez com que se sentisse a necessidade do uso de moedas e da padronização de pesos e medidas;
– aumento das disputas por terras entre os nobres, motivados tanto pelo crescimento demográfico, quanto pelas novas possibilidades agrícolas.
Explicação: