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Resposta:
O carimbó é uma dança cultural da região Norte, que teve origem no estado do Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas.
O nome é em homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal utilizado em apresentações artísticas e religiosas. A junção de "curi" (pau oco) e "m’bó" (furado) significa em português: “pau que produz o som".
Os movimentos giratórios do carimbó surgiram de um típico hábito de pescadores e agricultores paraenses. Sempre ao final do dia, após terminarem suas atividades, os trabalhadores costumavam se reunir para dançar ao som dos tambores.
Assim como vários tipos de danças brasileiras, o ritmo do carimbó miscigenou-se com outras culturas e recebeu a influências africanas e europeias. O rebolado, por exemplo, é uma herança dos negros.
A integração de outros instrumentos à dança, como o clarinete, saxofone e flauta, é herança recebida dos europeus, bem como a maneira de dançar com a formação de casais.
Explicação:
O surgimento do carimbó é incerto. Sabe-se apenas que o ritmo começou a ser dançado em locais próximos aos municípios de Marapanim e Curuçá, no estado do Pará.
O historiador Agripino da Conceição revela que a dança surgiu em Marapanim, local onde também teria recebido essa nomenclatura . Na região, inclusive, o carimbó é muito cultivado. Todos os anos acontece o "Festival de Carimbó de Marapanim”. No Pará a dança é marcante na região do estuário do Rio Tocantins, Ilha do Marajó e nordeste do estado, onde a maioria dos grupos de carimbó estão concentrados.
No início, devido à imensidão do estado, a dança se dividiu em três grupos: o carimbó praieiro, o pastoril e o rural. Além disso, foram adotadas duas correntes carimbóticas: o estilo tradicional e o moderno. O primeiro, representado pelo cantador Verequete, manteve a sua estrutura musical com referencial marapaniense.
Já o segundo, representado pelo cantador Pinduca, decidiu modificar a sua estrutura, acrescentando um ritmo mais moderno. Na época, isso causou uma intensa rivalidade entre os defensores da tradição e da modernidade. No entanto, os estilos do carimbó variam de acordo com o tipo de atividade desempenhada em cada região. A diferença é percebida nas rimas que são cantadas.
No ano de 1880, o carimbó foi repreendido por forças militares e chegou a ser criminalizado do município de Belém por ser considerado “festa de preto”. O texto da Lei nº 1 028, denominada “Código de Posturas de Belém” dizia o seguinte:
“É proibido, sob pena de 30.000 reis de multa: (...) Fazer bulhas, vozerias e dar autos gritos (...). Fazer batuques ou samba. (...) Tocar tambor, carimbó, ou qualquer outro instrumento que perturbe o sossego durante a noite, etc”.
Contudo, esse cenário começou a mudar em 1960, embora ainda existisse a censura imposta pela Ditadura militar no Brasil. Belém do Pará foi a cidade de terreno fértil para o carimbó, pois foi nessa região que a dança desenvolveu suas principais características. Com isso, o carimbó deu início aos primeiros grupos de carimbozeiros , tornando- se um ritmo popular nas rádios e bailes da cidade.