• Matéria: Física
  • Autor: ranielecosta066
  • Perguntado 3 anos atrás

Faça no caderno uma pesquisa sobre força de atrito que acontecem no nosso dia a dia o que você mas vê acha que sofre ação de atrito e diga o por que.

alguém pode me ajuda por favor
(っ˘̩╭╮˘̩)っ
e pra entregar amanhã ​

Respostas

respondido por: kdkdkdkd18
1

Resposta:

Quando queremos que um objeto entre em movimento, aplicamos uma força sobre ele (puxando ou empurrando), porém, nem sempre esse objeto move-se. Isso ocorre porque passa a atuar sobre ele uma força contrária a esse movimento, a força de atrito:

A força de atrito é uma força que se opõe ao movimento dos corpos. Ela pode ser estática, se o corpo estiver em repouso, ou dinâmica, para corpos em movimento.

exemplo no dia a dia:

• Quando andamos, empurramos o chão para trás com os pés, e o chão, por sua vez, exerce uma força de atrito sobre a pessoa, empurrando-a para frente. Se não houvesse o atrito, ao tentar andar, ficaríamos deslizando no chão sem sair do lugar. É o que acontece, por exemplo, quando tentamos andar sobre o chão com sabão ou muito bem encerado.


ranielecosta066: obrigada
respondido por: Yashah
1

Boa noite Raniele, vou citar alguns casos em que o atrito se mostra presente.

O atrito é uma força dissipativa que tem como objetivo contrariar a força que gera movimento. É graças ao atrito que objetos quando escorregam no chão tem a tendência de parar em vez de escorregar infinitamente. Você pode entender melhor se lembrar da lei da inércia, o atrito é uma força que garante que em situações normais, ou o objeto vai ficar infinitamente parado (por não ter força alguma agindo nele) ou ele vai escorregar infinitamente (não há força alguma para sair do MRU, fato esse que muda com a presença do atrito).

Lembra de quando fazíamos ou tivemos alguns amigos que corriam e depois escorregavam em um piso escorregadio até parar? Pois é, o que garantiu que o movimento para frente dele fosse gradativamente parando é o atrito, que se opôs a ele. Podemos notar a existência do atrito de outra forma, esta talvez um pouco mais difícil de visualizar. Quando esfregamos nossa mãos, estamos forçando o movimento dela para frente e para atrás, que, logicamente, também gera atrito para se opor a esse movimento. Essa movimento gera a chamada energia cinética (pode interpreta-la como energia de movimento, se preferir), quando atritamos a mão, essa energia cinética é convertida em energia térmica, que vai aumentar a temperatura da sua mão (é por isso que quando você esfrega suas mãos, elas ficam mais quentes) e isso só é possível com a presença do atrito.

Espero que tenha entendido, qualquer dúvida ou se deseja mais algum exemplo me chama no chat aí. Estou a disposição.

Bons estudos!!

Perguntas similares