Em relação à Cultura Maker e a educação, analise as seguintes afirmativas e depois marque a opção correta.
Um dos grandes desafios da educação nos dias atuais é o desinteresse dos alunos e a distância entre os conteúdos ensinados e as possibilidades de aplicações práticas que eles oferecem. Muitos autores concordam que a Cultura Maker oferece um amplo leque de opções que dinamizam o ensino e aproxima teoria e prática. Assim, essa Cultura aplicada à educação é capaz de potencializar metodologias de ensino e tornar o aprendizado menos teórico e mais participativo.
Combater a evasão escolar é outro desafio trabalhado há décadas. Parcela considerável dessa evasão se deve à necessidade do jovem trabalhar para garantir seu sustento e o da família. E iniciativas como a do Hackerspace Itinerante com duas abordagens, uma com o foco principal em linguagens de programação e criação de circuitos eletrônicos e outra em projetos mais informais e inclusivos, ensinando técnicas acessíveis de criação de eletrônicos, máquinas e objetos, revelam como essa Cultura Maker pode auxiliar o desenvolvimento de novas formas de aprender e, consequentemente, contribuir na redução da evasão escolar.
Na atualidade, a educação não enfrenta mais desafios em relação ao desinteresse dos estudantes e ao alto índice de evasão escolar, pois a sala de aula pouco a pouco deixou de ser um espaço de reprodução do conhecimento e se tornou de produção e de valorização do pensamento crítico. Portanto, já contempla as vantagens que a metodologia da Cultura Maker poderia propiciar.
Algumas vantagens da aplicação da metodologia da Cultura Maker na educação podem ser destacadas como: fomentar o pensamento crítico, permitindo que o aluno reconheça dificuldades ou problemas e busque soluções conforme sua realidade; aproximar teoria e prática, atraindo o interesse do estudante, pois ao colocar a mão na massa, ele pode aplicar conceitos antes vistos apenas teoricamente; promover o uso e a familiarização das tecnologias, onde o estudante tenha contato físico com ferramentas e aprenda operá-las; levar o aluno a buscar soluções para problemas cotidianos de forma criativa, desenvolvendo assim sua capacidade de agir com autonomia em situações que exijam tomada de decisão rápida e efetiva.
A máxima da Cultura Maker “faça você mesmo” possibilita ao estudante adquirir maior autonomia. Com orientações do professor, o jovem será estimulado a seguir parte do aprendizado por conta própria, descobrindo seu caminho e metodologias adequadas de acordo com seus próprios interesses e habilidades, trocando conhecimentos com colegas que estarão desenvolvendo projetos no mesmo espaço.
Estão corretas:
a
I; II; III e V.
b
II; III; IV e V.
c
I; II; IV e V.
d
I; II; III e IV.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
c
I; II; IV e V.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás