• Matéria: História
  • Autor: PaollaFarias
  • Perguntado 3 anos atrás

Em todas as religiões, vamos encontrar diversas formas de manifestação religiosa. O Brasil é um país formado pela influência de vários povos, e cada um expressa seu modo de viver. As religiões fazem parte do mosaico cultural brasileiro, caracterizado pela formação pluriétnica e, como tal, marcado por suas particularidades em cada recanto do território nacional. Em 1981, Organização das Nações Unidas proclamou a “Declaração sobre a Eliminação de todas as Formas de Intolerância e Discriminação fundadas na Religião ou Convicções” com o objetivo de contribuir para a superação dos inúmeros conflitos religiosos existentes no mundo. O documento defende que: Toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião. Este direito inclui a liberdade de ter uma religião ou qualquer convicção à sua escolha, assim como a liberdade de manifestar sua religião ou suas convicções, individual ou coletivamente, tanto em público quanto em privado, mediante o culto, a observância, a prática e o ensino (apud BRASIL, 2013, p. 21). Assim, cada religião deve ser respeitada no tocante à liberdade de crença e de manifestação nos cultos religiosos, sendo assegurada a inviolabilidade dos templos, das indumentárias, dos instrumentos, das músicas e de todos os artefatos e símbolos religiosos atrelados a cada religião. O pesquisador Sérgio Junqueira (2013) defende que as Ciências da Religião é a área que constitui os fundamentos para o Ensino Religioso. Como parte da Base Nacional Comum, o componente curricular analisa os conhecimentos, os saberes e os valores produzidos na cultura e na sociedade, favorecendo a compreensão “[...] da relação com os valores sociais, os laços de solidariedade, a superação do preconceito em todas as suas formas ao refletir sobre o éthos, especialmente a questão da alteridade” (JUNQUEIRA, 2013, p. 613). A defesa da liberdade constitucional de escolher ou não uma crença e o respeito à dos outros são fundamentos defendidos pelo diálogo inter-religioso que permeia a proposta do Currículo Escolar de Ensino Religioso. Ensinar exige, além do método e da pesquisa, da criticidade e da estética e ética, o exemplo do educador no tocante ao respeito aos estudantes e sua identidade cultural


1. Com base na leitura do texto resumo o que você compreendeu.​


becasouzaaah: aiaiaiiii...

Respostas

respondido por: carmenbbarbosa
5

Resposta:

A diversidade religiosa representa também a liberdade religiosa dos indivíduos e a valorização de todas as manifestações religiosas. Explica que não existe uma única religião que seja verdadeira e que esteja acima das outras. Assim como há diferentes locais e culturas, há diferentes religiões e crenças.

Explicação:

O artigo 5º da Constituição Federal, que descreve os direitos fundamentais dos cidadãos, especifica que a liberdade de consciência e de crença não pode ser violada. Desse modo, a lei garante que o culto religioso é livre para todos os brasileiros.

Perguntas similares