04) Carta Argumentativa: No trecho “Nós sabemos que o homem branco não entende o nosso modo de ser”, o índio Chefe Seattle emite um juízo de valor que mostra o quão distinta é a cultura do homem branco da cultura indígena. Entre as passagens, assinale aquela que NÃO ilustra esse choque cultural.
a) “Sou um selvagem e não compreendo como o fumegante cavalo de ferro possa ser mais importante que o bisonte, que nós caçamos apenas para sobreviver.”
b) “O ar é inestimável para o homem vermelho, pois dele todos se alimentam.” / “O homem branco parece não se importar com o ar que respira.”
c) “O homem não tece a teia da vida; é antes um dos seus fios. O que quer que faça a essa teia, faz a si próprio. Esta terra tem um valor inestimável para Ele, e ofender a terra é insultar o Criador.”
d) “Deveis ensinar a vossos filhos que o solo que pisam são as cinzas de nossos avós […] Ensinai aos vossos filhos o que nós ensinamos aos nossos […]”
Respostas
respondido por:
4
Dentre os trechos retratados, e que estão presentes na obra supracitada, o único que não expressa um forte constaste cultural entre o homem indígena e o homem não indígena compreende o presente na letra d.
Isso porque o trecho da letra D expressa, na realidade, a forma com a qual os indígenas observam a criação de filhos, a qual deve ser pautada nos ensinamentos acerca da importância de se preservar e valorizar o solo no qual outrora os antepassados viveram.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás