• Matéria: Filosofia
  • Autor: juliamello11911
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia os Textos I e II e responda. TEXTO I. O Humanismo pode ser compreendido como sendo um movimento intelectual, artístico e filosófico que assinala a transição da Idade Média (começo do século V até meados do século XV) para o Renascimento (séculos XV e XVI), marcada pela ascensão do mercantilismo e dos ideais burgueses. Termo que indica a área cultural que cobria os estudos clássicos, em oposição à área que abrangia as disciplinas científicas. TEXTO II. O Renascimento refere-se ao período histórico oposto ao período medieval; representa a síntese de um novo espírito intelectual que surgiu na Itália, rompendo com o medievalismo e iniciando a época moderna da humanidade. Foi uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente do passado, considerando nesse momento como fonte de inspiração e modelo de civilização. Esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural. Humanismo e Renascimento são as duas faces de um único fenômeno, que marcaram o início dos tempos modernos. Nesse período, as ciências deram um grande salto. Copérnico (1473-1543) escreveu o Tratado das revoluções dos corpos celestes, afirmando que a Terra gira em torno do Sol; Galileu (1564-1642) descobriu as leis matemáticas que explicam a queda dos corpos. Surge também, a anatomia, as três leis do movimento do planeta e a imprensa. O pensamento moderno surge propiciando mudanças nas ciências e na visão do mundo. Logo se desenvolvem três ideias centrais: *
8 pontos
(01) A teologia se separa da Filosofia, sendo esta autônoma;
(02) A matemática passa a ser a escola da razão por excelência;
(04) A ideia do método experimental e da objetividade dos fatos naturais.
(08) A ideia do método natural e da objetividade dos fatos naturais.
(16) A matemática passa a ser a escola da fé por excelência;

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

A soma das alternativas que são marcadas como corretas é: 05. A matemática não se torna escola da fé, porém seus avanços se aliaram com as demais disciplinas que passaram a se embasar no conhecimento científico.

O conhecimento teológico parte do pressuposto que uma religião existe, ou seja, temos como exemplo o cristianismo, que possui seus livros e fundamentações teóricas utilizados para o exercício do conhecimento e da fé.

A ideia de objetividade dentro do método experimental busca compreender como os processos naturais ocorrem, sendo esse período um marco para uma divisão da teologia como uma ciência que fazia parte da filosofia, ou seja, essa separação deu vida a diferentes ramificações na interpretação filosófica.

respondido por: rayssa19052002
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Resposta:

Ciência e fé

Visto, pois, que a Escritura, em muitas passagens, não apenas permite, mas necessariamente exige exposições diferentes do aparente significado das palavras, parece-me que nas discussões nanirais ela deveria ser citada somente em ultima instancia. Porque, procedendo igualmente do Verbo divino a Sagrada Escritura e a natureza [...], sabendo-se agora, ainda mais, que as Escrituras dizem muitas coisas diferentes da verdade absoluta [...], parece-me que o relativo aos efeitos naturais [...] não deva de maneira alguma ser colocado em dúvida pelas passagens da Escritura devido ao fato de haver nas palavras uma aparência de significado diferente.

GALILEI, Galles, Carta ao padre Benedetto Castelli. IN Ciência e fé: cartas de Galiles sobre a questão religiosa. São Paulo Rio de Janeiro: Nova Stella/Mast, 1988, p. 19-20.

Em carta escrita a um padre colaborador de seus trabalhos, Galileu Galilei expõe uma visão

a) dogmática, questionando os resultados da ciência de acordo com as passagens bíblicas.

b)mítica, baseada na tradição, relacionada a algo sobrenatural.

c) escolástica, em que a função da ciência

é racionalizar a fé cristã.

D) cética, negando o embasamento seguro

e sistemático da ciência.

e) moderna, em que ciência e fé não se

misturam, e sim são independentes.

Alguém me ajuda por favor

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