Cavalcanti (2003, p. 195) afirma que para haver um ensino de Geografia (bem como de outras áreas do conhecimento) com bases críticas, é necessário que haja um professor que exerça o papel de mediador desse processo, – que requer domínio de conteúdos, pensamento autônomo para formular sua proposta de trabalho, sensibilidade para dirigir o processo em todas as etapas e nos diferentes momentos para o aluno.
Assim, a importância do professor na qualidade do ensino é inquestionável. Mediar é tornar o conhecimento ao alcance do aluno, ser um facilitador, aquele que realmente se faz presente como o agente do conhecimento. Sobre a importância da mediação feita pelo professor, analise as afirmações a seguir:
I. O ensino remoto nas escolas públicas, devido a quarentena forçada pelo Covid-19, fez muitos pais reconhecerem o papel significativo do professor. Mediar não é tarefa para qualquer um, precisa haver preparo, conhecimento e saber fazer.
II. Nenhum robô, aplicativo ou plataforma substitui o professor. Essas ferramentas facilitam o ensino e são importantes, mas o trabalho do profissional que compreende como ocorre o processo é insubstituível.
III. Para mediar o professor deve se valer de diferentes metodologias e recursos didáticos: trabalho em grupo, seminários, maquete, datashow, gamificação, entre outros.
IV. No ensino EAD o professor é dispensável, cabendo ao aluno ir em busca do conhecimento.
V. Com as novas tecnologias, logo o trabalho do professor será substituído pela inteligência artificial. Com certeza é uma profissão fadada a desaparecer, ser extinta completamente nos próximos anos.
É correto apenas o que se afirma em:
I e II.
Alternativa 2:
I, II e III.
Alternativa 3:
III, IV e V.
Alternativa 4:
I, II, III e V.
Alternativa 5:
I, III, IV e V.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra B:
I, II e III.
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 2.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás