3 - Nos primeiros dias de janeiro de 1945, sob a pressão do Exército Vermelho, já nas proximidades, os alemães desocuparam ás pressas a bacia mineira de silesiana. Todavia, em outros lugares, e em análogas condições, não hesitaram em destruir com fogo ou com armas o Lager, campo de concentração ou de extermínio, juntamente com os seus ocupantes, no distrito de Auschwitz agiram de maneira diversa: ordens superiores (ao que parece ditadas pessoalmente por Hitler) impunhâm a "recuperação", a qualquer preço, de todos os homens aptos para o trabalho. Por isso, todos os prisioneiros sadios foram retirados, em condições assombrosas, [...] enquanto os doentes foram abandonados à própria sorte. A partir de vários indícios, é lícito deduzir a intenção primeira alemă de não deixar nos campos de concentração nenhum homem vivo [.. LEVI, Primo. trégua. Trad. Marco Lucchesi. 2010. São Paulo. Companhia das Letras, p. 9.
O texto é um relato do escritor italiano de origem judaica Primo Levi sobre sua experiência nos campos de concentração nazistas, dentre eles o campo de Auschwitz. A partir da análise do texto e a respeito do período retratado, é correto afirmar que:
a) fazendo uso de forte máquina de propaganda, Adolf Hitler construiu uma imagem positiva de si e manteve em sigilo a existência dos campos de concentração eo genocídio de milhares de judeus.
b) de caráter personalista, o Estado nazista fomentou a modernização da Alemanha. Os atos de violência praticados pelo Estado eram algo restrito aos campos de concentração.
c) propagando o ideário de superioridade racial e prometendo a construção de um Estado forte, Adolf Hitler controlou o exército que promoveu a morte indiscriminada de milhões de pessoas.
d) quando dispunham de força para o trabalho, os judeus presos nos campos de concentração tinham tratamento privilegiado, inclusive alguns foram incorporados ao exército nazista.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
LETRA A
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás