• Matéria: Filosofia
  • Autor: leticiacamille03
  • Perguntado 3 anos atrás

HELPP!! Comente esses dois parágrafos retirados da apostila do texto "Relações de poder".


Michael Foucault argumenta que as relações de poder também estão presentes na base da sociedade, e não somente no Estado. O autor reconhece a existência de várias formas de relações de poder. Essas relações são caracterizadas como relações de força, de enfrentamento. Note que o poder não significa que existe uma condição autoritária presente nas relações entre duas partes. Essas relações de poder são estabelecidas entre duas partes que são hierarquicamente assimétricas. Essas várias relações de poder estão presentes na relação entre pai/mãe e filho(a), entre professor e aluno, entre empregado e empregador.
Nesse sentido, as relações de poder não são absolutas e incontestáveis, uma vez que elas podem variar e estão sujeitas a mudanças. A base de entendimento de Michael Foucault para as relações de poder está na condição múltipla do poder, ou seja, ele está em toda parte e se apresenta de diversas formas, e por isso não estrutura um centro definido.
Podemos perceber, portanto, que o poder está presente nas instituições e nas relações entre as pessoas, e cabe aos indivíduos construir essas relações com base em princípios democráticos e justos.

Respostas

respondido por: cupuscake
1

Resposta:

essa ideia sobre a relação de pode trás consigo o contrato social de john locke onde para manter o estado/ ordem social eles abrem mão de certos direitos, e com isso a relação entres os indivíduos se explica pois onde o empregador abre mão de seus direitos para que o empregador lhe forneça vantagem social.....

Perguntas similares