- Faça uma leitura do conteúdo, em seguida comente o que você entendeu.
Música, Corpo e Movimento.
a A dança é uma expressão artística baseada no movmento corporal. Ela aparece em duas formas: a teatral e a social. No primeiro caso, é executada num pako, tendo como estilos principais o medieval e o balé (clássico, moderno e contemporâneo). No outro, ela é praticada ao ar livre ou em clubes de baile. Nesse grupo estão os gêneros populares - como o frevo. o forró, o carimbo elk, -e as danças de salão. do ventre e de na. Nos dois casos, os passos cadenciados são acompanhados de música e transmitem sensações e sentimentos por meio de um conjunto ordenado (teatral), chamado coreografia. Do ponto de vista corporal, a dança é uma forma de integração e expressão individual e coletiva esercitare a atenção, a percepção e a colaboração entre os integrmtes do grupo. Quem a pratica tem mais facüidste para construir a imagem do próprio corpo - fundamental para o crescimento e a maturidade do individuo e a formação de sua consciência social,
Música na Pré-História
A música nasceu com a natureza, ao considerarmos que seus elementos formais, som e ritmo, fazem parte do universo e, particularmente da estrutura humana. O homem pré-håstézico descobriu os sons que o cercavam no ambiente e aprendeu a distinguir os timbres característicos da cação das ondas se quebrado na praia, da tempestade se aproximando e das vores dos vários animais selvagens. E encantou-se com se próprio instrumento musical - a voz. Mas a música pré-histórica não se configurou como arte: teria sido uma expansão impulsiva e instintiva do movimento sonoro ou apenas um expressivo meio de comunicação, sempre ligada às palavras, aos ritos e a dança. Agora é sua vez!
1. Qual é a etimologia da palavra música?
2. Descreva a linguagem musical.
3. Qual é a função social da música?
4. Descreva os cinco elementos formais da música.
5. Descreva ritmo, melodia e harmonia.
6. Comente sobre música, corpo e movimento.
7. Elabore um texto falando sobre a música na pré-história____________________
Respostas
Resposta:
1 - A palavra música é visto no latim musĭca, que origina-se do grego mousikḗ, que significa a ciência de compor melodias. Essa palavra é associado a mousa, fazendo alusão à força artística das musas, em referencia as personagens femininas da mitologia grega que tinham a missão de agradar os Deuses do Olimpo, então dançavam para eles. As musas tinham várias habilidades e entre elas se destacava o domínio da melodia, o ritmo e a harmonia para criar belos sons. Estas divindades, todas filhas de Zeus e Mnemosine, logo se tornaram personagens que inspiravam os artistas.
2 - A linguagem musical trata-se de um conjunto de linguagens que são baseados em sons musicais que possuem articulação verbal.
3 - A função da música é desenvolver a mente humana, estimular a consciência dos espectadores e público, proporcionar um estado agradável de bem-estar ao ouvir, a música aproxima as pessoas, fazendo-as compartilhar suas ideias e experiências, a música está presente na vida social em diversos momentos, como casamentos, aniversários, encontros.
4 - Timbre, intensidade, altura, densidade, duração.
Timbre: O timbre é caracterizado pela composição de frequências que constituem a onda sonora emitida pelo instrumento ou voz.
Intensidade: Intensidade do som é a quantidade de energia que as ondas sonoras transferem. Intensidade sonora refere-se à percepção da amplitude da onda sonora. Frequentemente também é chamada de volume.
Altura: Altura é um aspecto sonoro que refere-se à forma como o ouvido humano percebe a frequência fundamental dos sons, onde as baixas frequências são percebidas como "sons graves" e as mais altas como "sons agudos"
Densidade: A densidade sonora é a qualidade que estabelece um maior ou menor número de sons simultâneos, um grande conjunto de timbres, instrumentos ou vozes.
Duração: A duração é o tempo que o som permanece, o tempo de emissão do som. O parâmetro DURAÇÃO é aquele que nos permite distinguir sons longos e sons curtos. Para registrarmos a duração do som, de uma nota, convencionalmente nós utilizamos das chamadas figuras de valores
Explicação: