1) No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na África para servirem de mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Os comerciantes de escravos vendiam-nos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou mais velhos. Sobre o tema escravidão, podemos afirmar que :
( ) Os escravos que vieram para o Brasil foram capturados pelos próprios portugueses, pois no continente africano não havia escravidão.
( ) Os reinos africanos eram a favor da abolição da escravidão, mas, devido ao alto preço da mercadoria, o tráfico negreiro ocorria com frequência
( ) Na África, a escravidão aconteceu antes da chegada dos europeus e havia duas formas de escravidão: a doméstica e a mercantil.
( ) Os povos africanos proibiram, durante muito tempo, o embarque e o desembarque de comerciantes de escravos no continente, pois dessa forma impediam o tráfico negreiro.
2) “A carne mais barata do mercado é a carne negra A carne mais barata do mercado é a carne negra Que vai de graça pro presídio E para debaixo do plástico Que vai de graça pro subemprego E pros hospitais psiquiátricos” JORGE, Seu; YUKKA, Marcelo; CAPELETTI, Wilson. A Carne. A música é um dos elementos culturais que mais receberam influência africana no Brasil. Além disso, a música também tem sido a expressão de vários grupos sociais sobre diversos problemas brasileiros. O texto acima foi retirado da canção A Carne. Nessa canção, os autores procuram denunciar:
( ) Que os problemas brasileiros não são raciais, mas sim sociais.
( ) A pouca oferta de emprego para a população negra.
( ) Os problemas alimentares e nutricionais dos negros no Brasil.
( ) O preconceito e a discriminação social vividos pelos negros.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
1Q Terceira alternativa ( ) Na África ,a escravidão...
2Q Última alternativa ( ) O preconceito...
Por favor deixe como melhor resposta. Bons estudos <3
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás