• Matéria: Geografia
  • Autor: Marianapulcinelli
  • Perguntado 3 anos atrás

O território japonês é escasso em recursos naturais, o que acaba contribuindo para a implantação de grande quantidade desses produtos. Um fator sempre destacado para tal situação é a realidade de sua estrutura geológica, que reforça essa situação. Cite a estrutura geológica encontrada no Japão. *


juliayokoda63: é bem grande mesmo, perdão espero ter ajudado S2

Respostas

respondido por: juliayokoda63
1

Resposta:

A formação geológica do Japão é de origem vulcânica. Esse arquipélago é parte de uma cadeia montanhosa submersa que se estende pelo leste da Ásia. E está localizado próximo ao contato entre quatro placas tectônicas (Placa das Filipinas, Placa do Pacífico, Placa Euroasiática e Placa Norte-Americana). É importante citar que o Japão faz parte do círculo de fogo do pacífico, que é uma região no oceano pacífico de encontro de placas tectônicas, e é a área de maior instabilidade geológica. E o que causa, afinal, essa instabilidade geológica? A instabilidade geológica, gerada pelo movimento de placas tectônicas, dá origem aos chamados agentes internos do relevo, que são o tectonismo, vulcanismo, e abalos sísmicos. Portanto, locais situados em áreas de instabilidade geológica são mais sujeitos a ocorrência de terremotos e maremotos, decorrentes do movimento das placas.

Seu relevo é predominantemente montanhoso, especialmente no interior das ilhas. Em meio as montanhas encontramos pequenos platôs e, contornando as ilhas, encontram-se planícies litorâneas, geralmente estreitas. Nessas planícies concentra-se a maior parte da população e suas atividades econômicas.

Apresenta um clima predominantemente temperado oceânico, com as quatro estações bem definidas e moderado por influência oceânica.

Perguntas similares