2 – Cite os três projetos de desenvolvimento da região amazônica são citados pelos cientistas nesse texto.
Respostas
Resposta:
projetos de colonização e de programas agropecuários, criados pela SUDAM (Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia) e aprovados pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
A maioria desse projetos propicia a concentração de grandes extensões de terra nas mãos de poucos, gerando graves conflitos, como os que se verificam na região do Bico de Papagaio (sul do Pará e norte de Tocantins), onde posseiros e proprietários lutam pelas mesmas terras, sendo freqüentes mortes em ambos os lados.
Resposta:
Em artigo recente, cientistas afirmam que os Estudos de Impacto Ambiental (EIAs) sobre grandes projetos de infraestrutura na Amazônia muitas vezes falham ao fazer avaliações abrangentes de biodiversidade, subestimando o risco para o ecossistema.
A solução que eles propõem é o desenvolvimento e uso, nos EIAs, de métodos múltiplos e complementares que, segundo eles, teriam bom custo-benefício, e permitiriam avaliações mais completas sobre a biodiversidade.
Esses métodos incluem imagens de satélite, espectroscopia no infravermelho próximo e código de barras de DNA para detectar um maior número de espécies. Os cientistas sugerem que esses métodos sejam implementados para melhorar as pesquisas sobre biodiversidade e os EIAs relacionados à construção dos projetos.