O papel das cooperativas na economia é representativo e seu campo de abrangência é vasto. Varia desde cooperativas formadas, como um pequeno grupo de taxistas para melhorar o atendimento aos clientes e atender a uma região específica, até grandes conglomerados de cooperados agrícolas que compreendem milhares de hectares em terras e milhões de cabeças de animais. E este papel está difundido pelo mundo. Na _______________ o mercado interno e externo de laticínios do país é praticamente tomado pelas cooperativas, pois elas são responsáveis por 95% da produção nacional. Na _______________ há cerca de 21 mil cooperativas que empregam mais de 1 milhão de pessoas, o que representa cerca de 3,5% da população economicamente ativa. Na _______________ mais de metade da população tira seu sustento de sociedades cooperativas. Dentro desse contexto, marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Respostas
Resposta:
C - Nova Zelândia, França e Quênia.
Explicação:
Nova Zelândia: o mercado interno e externo de laticínios do país é praticamente tomado pelas cooperativas, pois elas são responsáveis por 95% da produção nacional. Além disso, 3% do PIB neozelandês provém de sociedades cooperativas.
França: É o país mais cooperativo do mundo. Além de sua maior instituição financeira ser uma cooperativa de crédito, por lá, cerca de 21 mil cooperativas empregam mais de 1 milhão de pessoas – o que representa cerca de 3,5% da população economicamente ativa.
Quênia: no país africano, mais de metade da população tira seu sustento de sociedades cooperativas: 63% dos quenianos sobrevivem graças ao cooperativismo – e aproximadamente, 250 mil pessoas estão empregadas no setor.
Resposta:
Nova Zelândia, França e Quênia.