A atmosfera da Terra primitiva sofria [...] com a ação de descargas elétricas e radiação ultravioleta do Sol. Esses dois agentes foram essenciais para que os elementos da atmosfera reagissem e formassem moléculas orgânicas, como os aminoácidos. [...]
Esses compostos chegaram à superfície da Terra por meio da água das chuvas. Os aminoácidos, em condições adequadas, deram origem a estruturas semelhantes a proteínas. Essas proteínas foram acumulando-se nos oceanos em formação e deram origem aos chamados coacervados [...]. Com o tempo, esses agregados tornaram-se cada vez mais estáveis e complexos e passaram a se duplicar, resultando nos primeiros seres vivos. [...]
A teoria para o surgimento da vida na Terra abordada nesse texto é denominada
A-biogênese.
B-criacionismo.
C- evolução química.
D-geração espontânea.
E-panspermia.
Respostas
Resposta:
Letra C. Evolução química, também conhecida como a hipotese de Oparin e Haldane
Explicação:
A hipótese mais aceita atualmente para explicar a origem da vida no planeta é a de Oparin e Haldane. Esses dois pesquisadores, de maneira independente, propuseram que a Terra apresentava uma atmosfera diferente no passado e que a ação de diferentes fatores culminou na formação de moléculas simples, as quais deram origem à vida.
A atmosfera primitiva, de acordo com Oparin e Haldane, era composta basicamente por amônia, hidrogênio, metano e vapor de água. O vapor de água era essencial para a formação de nuvens, que se precipitavam, ocasionando chuvas, o que permitiu que a superfície da Terra recebesse água. Essa água evaporava muito rapidamente, uma vez que, no início, a superfície era extremamente quente.
A atmosfera da Terra primitiva sofria ainda com a ação de descargas elétricas e radiação ultravioleta do Sol. Esses dois agentes foram essenciais para que os elementos da atmosfera reagissem e formassem moléculas orgânicas, como os aminoácidos.
Esses compostos chegaram à superfície da Terra por meio da água das chuvas. Os aminoácidos, em condições adequadas, deram origem a estruturas semelhantes a proteínas. Essas proteínas foram acumulando-se nos oceanos em formação e deram origem aos chamados coacervados (agregados de proteínas rodeadas por água). Com o tempo, esses agregados tornaram-se cada vez mais estáveis e complexos e passaram a se duplicar, resultando nos primeiros seres vivos.
O processo descrito compreende a Teoria da Evolução Química, tida como a principal teoria aceita pela comunidade científica para justificar a origem da vida na Terra, por meio do surgimento dos coacervados. (Alternativa C).
A Teoria da Evolução Química, desenvolvida por Oparin e Haldane, diz que o surgimento dos primeiro seres vivos se deu a partir de descargas elétricas, que puderam formar as primeiras moléculas orgânicas, a partir de moléculas inorgânicas da atmosfera primitiva, como gases.
Este cenário teria promovido um ambiente a favor do surgimento de moléculas orgânicas, que dariam origem aos coacervados.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/4575450