João Goulart assumiu a presidência do Brasil diante de uma grave crise política, econômica e social. Nesse contexto, no dia 6 de janeiro de 1963, ocorreu um plebiscito para definir a forma de governo do Brasil. A respeito desse assunto, analise a propaganda a seguir: Propaganda contra o Parlamentarismo no plebiscito de 1963 Você que sabe que o Presidente da República tinha direitos adquiridos pela Constituição, Você que sabe que as regras do jogo foram mudadas depois da eleição, Você que está vendo que o parlamentarismo não funciona, Você que tem o direito de escolher o seu presidente e o seu governador, Você que não admite desrespeito à Constituição ,Compareça dia 6 e marque NÃO. WORMS, Luciana S. Brasil século XX: ao pé da letra da canção popular. Curitiba: Nova Didática, 2002. p. 81.Explique esse momento da história do Brasil *
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
O referendo no Brasil em 1963 ocorreu em 6 de janeiro daquele ano para determinar o sistema de governo do país.
Explicação:
Em 1961 a crise da renúncia de Jânio Quadros havia sido resolvida com a transição do sistema presidencial ao parlamentar com um plebiscito previsto para 1965, de forma a enfraquecer o Presidente João Goulart. Este em seguida conseguiu a antecipação da data e um resultado esmagador em favor do retorno ao presidencialismo.
Um plebiscito é realizado previamente ao ato legislativo ou administrativo em questão, enquanto um referendo é posterior. O parlamentarismo foi instituído em 1961 com a previsão de um plebiscito, mas a lei da antecipação chamou-o de referendo.
Gostou? Marque como a melhor resposta!
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás