Famosos por sua participação na Guerra do Paraguai, no século XIX, os Kadiwéus são um povo guerreiro que, na época da colonização, mantiveram relações com espanhóis e portugueses. À sua maneira, esse povo nativo do Brasil apresentou uma forte resistência frente a escravidão e exploração aos quais os indígenas sofriam nas mãos dos portugueses, ainda que, em sua sociedade, praticassem uma espécie de escravidão com alguns dos indígenas que capturavam, inclusive crianças. Sobre essa prática, é CORRETO afirmar que: *
Muitos dos cativos dos Kadiwéus eram comercializados com portugueses em troca de ouro.
Alguns dos capturados acabavam por se tornar "filhos adotivos" dos Kadiwéus.
Como um povo praticante do ritual antropofágico, os Kadiwéus tinham o costume de consumir seus capturados em grandes cerimônias.
Uma vez capturados, esses indígenas eram vendidos aos jesuítas das missões mais próximas para evitar a despesa que escravizados poderiam trazer para os Kadiwéus.
Respostas
respondido por:
1
Explicação:
A escravidão foi implantada aqui na década de 1530, quando os portugueses iniciaram a ocupação sistemática da América Portuguesa, por meio da ocupação das Capitanias Hereditárias. A princípio, no dito Período Pré-Colonial, a relação de trabalho existente foi a do escambo, em que os indígenas trabalhavam com a exploração do pau-brasil.
Com a ocupação sistemática do território e a implantação de um sistema econômico que necessitava de grande número de trabalhadores braçais, os portugueses viram a necessidade de adquirir trabalhadores escravos. O primeiro grupo disponível para isso foram os indígenas, e a escravização indígena foi utilizada, em alta escala, em todo o continente americano, não somente na América Portuguesa.
josegamercontapessoa:
qual letra?
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás