Respostas
Resposta:
A Era Vargas foi um período político que durou 15 anos estando no cargo de presidente Getúlio Dornelles Vargas. Esse período foi de forma ininterrupta e pôs fim ao governo da República oligárquica.
A Era Vargas divide-se em:
• Governo Provisório: 1930-1934;
O Governo Provisório tinha o objetivo de reestruturar a vida política do Brasil. O presidente Getúlio Vargas eliminou os órgãos legislativos (federal, estadual e municipal), iniciando o processo de centralização do poder.
Devido a grande importância dos militares durante a Revolução de 1930, a presença dos tenentes nos principais cargos do governo marcaram o início da Era Vargas.
Para anular a ação de antigos coronéis e sua influência política regional, os tenentes do Exército foram designados representantes do governo para assumir o controle dos estados.
A tensão entre as velhas oligarquias e os militares então se estabeleceu. A oposição à Vargas teve sua concentração em São Paulo, onde as oligarquias locais convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas, exigindo a realização de eleições para a elaboração de uma Assembleia Constituinte.
Apesar de derrotar as forças da oposição, Getúlio convocou eleições para a Constituinte. No processo eleitoral, as principais figuras militares do governo perderam espaço político, devido o desgaste gerado pelos conflitos paulistas. Em 1934, uma Nova Constituição foi promulgada.
A Carta de 1934 deu poderes ainda maiores ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou o voto secreto e o voto feminino. Através dessa resolução e com o apoio da maioria do Congresso, Getúlio Vargas garantiu mais um mandato.
• Governo Constitucional: 1934-1937;
Foi durante este período do varguismo que ocorreu a Intentona, uma grande revolta comunista de oposição ao governo. É o menor período de um tipo de governo que vemos neste resumo da Era Vargas.
Desde 1927 o Partido Comunista Brasileiro (PCB) havia se tornado ilegal. Vários de seus membros tornaram-se participantes da ANL (Aliança Nacional Libertadora), mais tarde também extinta.
Explicação:
espero ter ajudado