Respostas
Já estamos tão acostumados em ligar a televisão, acender as luzes, carregar equipamentos, utilizar os eletrodomésticos que não paramos para pensar na forma ou caminho que essa eletricidade passa, ou passará até chegar a nossas casas.
Visto isso, mostraremos de forma objetiva, esse caminho.
Produzida a partir de um potencial elétrico de dois pontos de um condutor, a energia elétrica é a principal fonte de energia do planeta.
Em grande parte, a energia elétrica é produzida nas usinas hidrelétricas, porém sua produção é também feita nas usinas eólicas, solares, termoelétricas, nucleares, etc.
No Brasil, quase 90% da energia é produzida nas Usinas Hidrelétricas sendo que a maior Usina Hidrelétrica do Brasil é a Usina de Itaipu, localizada no Rio Paraná na fronteira entre o Brasil e Paraguai.
Nas Usinas Hidrelétricas, utiliza-se a força das águas, dos rios, para gerar energia mecânica, que por sua vez chega para a população em forma de energia elétrica, tão indispensável nos dias atuais: computadores, baterias, eletrodomésticos, iluminação, televisores, dentre outros
No Sistema Internacional (SI), a energia elétrica é representada em joule (J), contudo, a unidade de medida mais utilizada é o quilowatt-hora (kWh), como podemos notar na medição do consumo de energia elétrica feita pelas companhias energéticas
Você sabia que a agência que fiscaliza e regulariza a geração, comercialização e transmissão da energia elétrica no Brasil é a Aneel – “Agência Nacional de Energia Elétrica” ? Se não sabia, agora já sabe.
Algumas dúvidas que costumam aparecer quando o assunto é energia elétrica:
Por que os apagões acontecem?
José Aquiles Baesso, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), diz que “No Brasil, a maior parte da energia é produzida longe dos principais centros de consumo. Toda vez que se percorrem longas distâncias, as chances de acontecerem imprevistos aumentam”
Os apagões representam, portanto, a fragilidade no sistema de transmissão das redes elétricas e podem ser causados por falhas nos equipamentos de proteção dos cabos de transmissão ou até mesmo por um eventual pico de consumo.
A qualidade da energia gerada muda de acordo com as regiões do Brasil?
Agostinho Pascalicchio, professor de engenharia elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, explica que “Perdemos 17% de tudo que produzimos. Isso equivale a uma usina hidrelétrica de Itaipu e tem um custo muito grande para a sociedade porque cria a necessidade de gerar mais energia do que o necessário”.
A quantidade do recurso que é dissipada no caminho feito pela energia afeta diretamente a qualidade da eletricidade fornecida em algumas regiões.
Explicação: