• Matéria: História
  • Autor: ELIThinata
  • Perguntado 3 anos atrás

quer saber a origem do titanic?

É agosto de 2019 e a tripulação do mini-submarino Limiting Factor está descendo para as profundezas do Atlântico. Então, quando o submarino finalmente chega ao fundo do mar, os homens a bordo veem algo que ninguém testemunhou em primeira mão por 14 anos: os destroços enferrujados do RMS Titanic. Mas enquanto os mergulhadores investigam os restos do famoso navio, eles acabam por encontrar uma visão que é o suficiente para causar arrepios em qualquer um.

Sim, o Titanic ainda tem o poder de chocar - mesmo um século depois de seu naufrágio. Mas o navio condenado foi mais do que apenas um naufrágio. O Titanic foi lançado com grande alarde quando partiu de Southampton, Inglaterra, em 10 de abril de 1912. Ele era uma obra-prima da engenharia, e os bilhetes para aquela viagem inaugural eram bem procurados.

O primeiro porto de escala do navio foi Cherbourg, na costa norte da França - um pequeno salto através do Canal da Mancha. De lá, ele navegou para o que era então Queenstown - agora Cobh - na Irlanda antes de seguir rumo ao oeste para a cidade de Nova Iorque. Mas, à medida que se aproximava a meia-noite, três dias depois, a tragédia ocorreu. Um iceberg rasgou a estibordo do navio - colocando o Titanic e todos os seus passageiros em perigo real.

Esse impacto não rompeu realmente o casco, mas dobrou as placas de aço do navio fora de forma. Lacunas apareceram, então, e a água gelada do Atlântico começou a entrar. Se apenas quatro dos compartimentos do Titanic tivessem sido inundados, o capitão e a tripulação teriam sido capazes de lidar com isso. Quando cinco seções ficaram cheias de água, porém, esse foi o começo do fim para o chamado barco “inafundável”.

Então, apenas algumas horas após a colisão com o iceberg, o Titanic mergulhou abaixo das ondas. Havia 2.224 almas a bordo e mais de 1.500 desses homens, mulheres e crianças perderam a vida no mar gelado. Cerca de 1.000 pessoas ainda estavam a bordo do transatlântico enquanto ele descia 12.500 pés até o fundo do Atlântico.

Porém, mais de um século depois, o mini-submarino Limiting Factor viajou quase duas milhas e meia até os destroços do Titanic. E o que a tripulação descobriu nas profundezas trouxe a tragédia a um foco ainda mais nítido.

Adescoberta dos mergulhadores é ainda mais triste quando você considera o quão magnífico o Titanic tinha sido. O Titanic foi o segundo de três navios olímpicos a ser construído. Ele havia chegado antes do não muito originalmente chamado Olympic e foi seguido pelo Britannic. Todos faziam parte da frota da White Star Line. E a razão pela qual eles foram construídos? Bem, boa rivalidade de negócios à moda antiga.

Os concorrentes da White Star Line estavam roubando uma marcha sobre a empresa, e o chefe J. Bruce Ismay teve que encontrar uma maneira de acompanhar. Ele decidiu, então, que o futuro da empresa não estava em navios mais rápidos - mas em navios maiores. E os gigantes da classe olímpica não seriam apenas os maiores navios de passageiros do planeta, mas também os mais extravagantemente imensos – pelo menos para os passageiros da primeira classe.

Aconstrução do Titanic começou em março de 1909 no estaleiro Harland and Wolf em Belfast. Mas não foi um trabalho feito do dia para noite! Do começo ao fim, todo o processo durou dois anos. Embora Harland and Wolf construísse navios para a White Star Line por mais de quatro décadas, as embarcações olímpicas eram as maiores já construídas até então. Isso significava que grandes feitos de engenharia foram necessários.

Ocasco do Titanic sozinho tinha 2.000 placas de aço, por exemplo. Cada uma delas tinha até seis pés de largura e 30 pés de comprimento - e até três toneladas cada. Chocado? Bem, confira isso então: um número surpreendente de três milhões de rebites segurou essas placas de aço no lugar. E construir o navio também era muito perigoso. Oito trabalhadores perderam a vida durante a construção, enquanto outros 246 ficaram feridos.

Oque esperava os passageiros da primeira classe, porém, era nada menos que puro luxo. Os sortudos podiam desfrutar do ginásio ou dar um mergulho na piscina ou no banho turco. No Café Parisien, eles também podem comer patinho assado, patê de foie gras e pêssegos em geleia Chartreuse. No mínimo chique.

Eembora os passageiros da terceira classe obviamente não pudessem se entregar a esses prazeres, as condições ainda eram melhores para eles no Titanic do que em outras companhias marítimas da época. Havia salas comuns de lazer, por exemplo, e as crianças podiam brincar no convés de popa. As cabines da terceira classe com capacidade para dois a seis passageiros também foram equipadas com eletricidade, aquecimento e água corrente. Podemos aceitar essas coisas como normais em um cruzeiro nos dias de hoje, mas naquela época era uma grande novidade.​

Respostas

respondido por: Luana123459
1

Resposta:

Que legal, obrigada pelo conhecimento!!!

Perguntas similares