Respostas
Resposta:
Entende-se por Nova Ordem Mundial o contexto econômico, político e militar entre os Estados no plano internacional no período que sucede a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria, em que o sistema capitalista se consolidou, até o momento, como a premissa dominante e os Estados Unidos como a principal potência mundial.
Esse período, chamado de multipolar para designar as várias potências que dominam a ordem mundial (Japão, EUA, União Europeia e China) e unimultipolar para fazer referência ao papel destacado dos norte-americanos frente aos demais, é marcado por novas perspectivas. Antes, no mundo bipolar, as corridas armamentista e espacial ditavam o ritmo de desenvolvimento, o que agora ocupa um segundo plano em detrimento do ritmo de crescimento social e econômico das nações.
Organizações militares, como a OTAN, apesar de ainda importantes, passaram a ocupar um segundo plano, em benefício dos blocos econômicos, com destaque para a União Europeia. A polarização mundial entre leste e oeste, que coloca em lados opostos os países capitalistas e socialistas, foi substituída pela oposição norte-sul, dos países centrais contra os países periféricos.
Explicação:
A Nova Ordem Econômica Mundial (NOEI) foi um documento elaborado pela Assembleia Geral da ONU. O Brasil, por ser uma país em desenvolvimento, tem conquistado a confiança da sociedade internacional pela sua estabilidade na inflação e compromissos de dívidas púbicas, por exemplo.
O que é a Nova Ordem Econômica Mundial
A Nova Ordem Econômica Mundial foi criado pela Assembleia Geral da ONU para reivindicar a disparidade de relação econômica entre os países industrializados e em desenvolvimento, buscando a estabilidade de preços e acesso a mercados, por exemplo.
O Brasil tem sido reconhecido pelo mundo pela sua estabilidade econômica, mesmo em frente a desafios globais como a pandemia, pois tem conseguido estabilizar a inflação, cumprir o superávit primário e o compromisso com a dívida pública.
Dentre os pontos que o Brasil está em busca de melhorar, economicamente, são:
- Redução da taxa de juros.
- Aumento da taxa de câmbio.
- Ampliar a capacidade produtiva.
- Aumentar o crescimento do PIB.
Saiba mais sobre a relação do Brasil com outros países: https://brainly.com.br/tarefa/3661662
#SPJ2