Respostas
Resposta:
O governo dos Estados Unidos anunciou a retirada das tropas restantes nesse país asiático. Com a movimentação, o grupo extremista Talibã iniciou uma série de ataques a diversas províncias do país, capturando todo o território afegão.
No cenário atual, o dia 15 de agosto de 2021 ficou marcado como o dia em que o Talibã retomou o controle sobre Cabul, capital do Afeganistão. A conquista da cidade foi o ápice da campanha militar organizada pelo Talibã em resposta ao anúncio de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, de retirar suas tropas do Afeganistão, encerrando 20 anos de ocupação.
O Talibã controlava algumas províncias afegãs, mas, em agosto, a campanha militar do grupo se intensificou, fazendo com que, em poucos dias, quase todas as províncias do país fossem conquistadas. Por fim, a conquista de Cabul se deu sem nenhum tipo de resistência, pois as tropas do exército afegão que defendiam a cidade desertaram.
Esse acontecimento resultou na retomada do controle do Afeganistão pelo Talibã depois de 20 anos. O rápido sucesso do Talibã surpreendeu as autoridades norte-americanas, que não esperavam a rapidez da expansão militar dos fundamentalistas. Diversos analistas internacionais tentaram explicar o sucesso da expansão do Talibã, atribuindo o feito a fatores como:
a retirada das tropas estrangeiras deixou o exército afegão sem apoio aéreo;
o exército afegão estava desmoralizado pela retirada das tropas norte-americanas;
o governo de Cabul era fraco e não motivava as tropas a lutarem por ele;
corrupção no interior do exército afegão;
forças do Talibã foram subestimadas
agora estão fazendo protestos para eliminar o grupo de lá e varias pessoas estão morrendo injustamente