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, SAMBA E IDENTIDADES NACIONAIS: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NOS MITOS FUNDADORES DE “MI NOCHE TRISTE” E “PELO TELEFONE"
Ronaldo George Helal, Hugo Rodolfo Lovisolo
RESUMO
É nosso objetivo, neste artigo, iniciar uma análise comparativa entre a dimensão simbólica do tango e do samba entendidos como fenômenos usados na “construção” das identidades na Argentina e no Brasil. Para isso tomaremos como ponto de partida os momentos considerados fundamentais na história “oficial” dos gêneros musicais: as respectivas inaugurações do samba canção e do tango canção que foram as canções “Pelo Telefone” e “Mi Noche Triste. Tango e samba são gêneros musicais que construíram, na Argentina e no Brasil, uma dimensão significativa das respectivas identidades nacionais. Os dois dividem três importantes características desde a origem: a) surgem nas camadas marginais ou populares da sociedade, quer dizer, emergem da periferia ou desde as camadas baixas da sociedade e ascendem aos estratos mais refinados e, praticamente, b) no mesmo período histórico e, por último, c) estão relacionados à cidades que eram, ou, ainda são capitais de países e que, de forma distinta, lidavam, no começo do século XX com problemas de unidade e identidade nacional.Um forte elemento que funciona como atração para vincular ambos os gêneros é uma data: 1917. As datas oficiais da criação do tango canção e do samba canção nos remetem sempre a este ano. Mas além da coincidência histórica, que pode ser imprecisa, os significados são distintos e confluem em nossa hipótese
PALAVRAS-CHAVE
Tango; samba; identidades nacionais