• Matéria: Sociologia
  • Autor: pedropv412
  • Perguntado 3 anos atrás

QUESTÃO 3 - No Brasil, a compreensão que temos hoje não nasceu com o surgimento da República em 1889, de tal modo que, em análise do Brasil no período seguinte à Proclamação da República, o historiador José Murilo de Carvalho faz a análise onde, exceto: *
1 ponto
A. A ação positivista (e quase todas as lideranças republicanas que se preocupavam com o proletariado o faziam em função da influência comteana), as consequências para a construção da nova cidadania foram ainda mais sérias.
B. A noção positivista de cidadania não incluía os direitos políticos,assim como não aceitava os partidos e a própria democracia representativa.
C. Admitia apenas os direitos civis e sociais.
D. Entre os últimos, solicitava a educação primária e a proteção à família e ao trabalhador, ambos uma desobrigação do Estado.
E. Como se vetava a ação política, tanto revolucionária quanto parlamentar, resultava em que os direitos sociais não poderiam ser conquistados pela pressão dos interessados, mas deveriam ser concedidos paternalisticamente pelos governantes.

Respostas

respondido por: Danas
1

A noção positivista aceitava sim os partidos políticos e a democracia representativa, mas não aceita os direitos políticos das pessoas, e isso era um problema. Direitos sociais só poderiam ser obtidos caso fossem dados ao povo, e não pela ação do povo (alternativa B).

O positivismo via apenas o conhecimento cientifico como valido, todo o resto não era valido, era um pensamento bastante fechado e centrado em teorias científicas.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares