4. Desde os estudos de Aristóteles sobre a comédia, sabe-se que esse gênero representa situações muito próximas à realidade ordinária, provocando, assim, o riso. Em Martins Pena, essa correlação com o cotidiano brasileiro do século XIX é tão intensa que peças como "O noviço" são consideradas comédias de costumes. A partir dessa perspectiva, esse desfecho da obra demonstra *
A) a exceção que essa peça constitui ao riso cômico ante seu afastamento de assuntos relacionados à época retratada no texto.
B) a presença da ridicularização cômica a temas comuns à sociedade da época, como o casamento por interesse, provocando uma identificação crítica no público.
C) a catarse cômica, uma vez que a prisão de Ambrósio representa a sua desgraça, causando comoção e compaixão no público.
D) a plena idealização amorosa dos textos do autor, em conformidade com o seu contexto romântico, a partir do final feliz de Carlos e Emília.
E) o final moralizante das comédias, por meio da prisão de Ambrósio, preso pelo assassinato de sua primeira esposa.
Respostas
respondido por:
0
Na obra de Martins Pena, podemos ver que a obra "O noviço" traz o gênero da comédia, através do aspecto descrito na alternativa b.
Martins Pena ao escrever sua obra traz para a realidade enfrentada por muitas pessoas durante o século XIX. A história do casamento arranjado é a trama que baseia toda a comédia presente no texto, devido ao casamento baseado em interesse e ascensão social.
As pessoas que leem a obra, veem um relato histórico de como as atitudes dos jovens eram baseadas no que era escolhido por seus pais. Essa obrigatoriedade descrita na obra, também demonstra uma crítica com teor cômico.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás