Construa o seu projeto de texto a partir do seguinte tema: "Os entraves para o fornecimento isonômico ao saneamento
básico no Brasil".
Respostas
Resposta:
Explicação:
SANEAMENTO
A palavra “saneamento” tem origem no latim sanus, que significa “de boa saúde, sadio”. Atualmente, ela é usada para designar serviços que promovem a saúde e melhoram a qualidade de vida das pessoas. E isso envolve diversas atividades, como coleta e tratamento de lixo, acesso a água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e drenagem de águas pluviais urbanas.
Moradores de regiões periféricas, com pouco ou nenhum acesso a água encanada ou rede de esgoto, são os que mais têm seus direitos constitucionais desrespeitados. A parcela que não tem esse acesso é geralmente a mesma que sofre com outros déficits, como o da educação e saúde. “O público com mais acesso à educação, que lê jornais e que está informada sobre essa questão, não sofre com o impacto desse problema”, explica. “Para a classe média, não há preocupação com a falta de água ou de um vaso sanitário, por exemplo. Então não há a mesma pressão pública para a solução dessa questão que para outras pautas como a corrupção.”
Mas a falta de saneamento básico aumenta a mortalidade infantil, diminui a expectativa e aumenta os gastos com saúde (que também são custeados pelo contribuinte). Isso porque está relacionado a inúmeras doenças, entre elas diarreia, febre tifoide, febre paratifoide, as shigeloses, cólera, hepatite A, amebíase, giardíase, leptospirose, poliomielite, ancilostomíase (amarelão), ascaridíase (lombriga), teníase, cisticercose, filariose (elefantíase) e esquistossomose.