.
A criação do conhecimento requer abertura para a compreensão de que há sempre novas formas de fazer. Essa perspectiva permite que haja espaço para o pensamento inovador, pois as ideias são estimuladas pelo desafio de encontrar novas respostas.
Considerando que a formação do conhecimento pode se dar de várias maneiras, a literatura destaca o conhecimento tácito e o conhecimento explícito, quais seriam as características de cada um?
A.
Conhecimento explícito requer domínio da língua culta e bom domínio teórico, enquanto o conhecimento tácito requer apenas que a pessoa seja alfabetizada ou tenha concluído o ensino básico.
B.
A diferença está nas áreas em que os dois são encontrados. Nas áreas de humanidades, é mais comum o explícito, enquanto nas áreas de exatas é o tácito.
C.
O conhecimento tácito é íntimo e pode se expressar em intuição e experiências. Já o conhecimento explícito pode ser encontrado expresso em palavras ou dados, fontes audiovisuais e em manuais.
D.
Conhecimento tácito é aquilo que está posto nos livros e de onde deve-se aprender. Conhecimento explícito leva apenas a decorar conceitos e não a refletir corretamente.
E.
Compreende-se por conhecimento explícito aquele que é íntimo e pode se expressar em experiências. Já o conhecimento tácito pode ser encontrado expresso em fontes audiovisuais e em manuais.
Respostas
Resposta:
C.
Explicação:
O conhecimento tácito é íntimo e pode se expressar em intuição e experiências. Já o conhecimento explícito pode ser encontrado expresso em palavras ou dados, fontes audiovisuais e em manuais, o que torna esta opção correta. Conhecimento tácito não é o que está posto em livros, nem o conhecimento explícito é o das experiências. Nenhum dos dois está preso a áreas do conhecimento. Domínio da língua culta e conhecimento de teoria não são exigências para o conhecimento explícito.
Resposta:
LETRA: C. O conhecimento tácito é íntimo e pode se expressar em intuição e experiências. Já o conhecimento explícito pode ser encontrado expresso em palavras ou dados, fontes audiovisuais e em manuais.
Explicação:
TIRADO DO LIVRO: O primeiro tipo, conforme os autores, é aquele conhecimento que pode ser compartilhado em forma de dados e expresso em palavras, números, sons e vídeos e sistematizado em manuais. O segundo tipo, tácito, é o tipo de conhecimento não facilmente visível e explicado, pois muito íntimo e pessoal, como o que se classifica por intuição, palpites, experiências. Esse segundo tipo de conhecimento tem, ainda, uma subdivisão em uma dimensão técnica, aquela desenvolvida a partir da experiência e das habilidades informais, e uma dimensão cognitiva, desenvolvida a partir de modelos mentais, percepções, emoções, ideias. Essa dimensão nos permite dar forma ao mundo ao redor.