Respostas
Resposta:
Cada tipo de antibiótico tem um efeito diferente e nem toda bactéria é sensível a todo antibiótico. Alguns tipos funcionam matando as bactérias e alguns impedem a reprodução delas, evitando que se multipliquem e conquistem o corpo. O sistema imunológico então consegue finalizar as poucas bactérias sobreviventes e as que não estão mais se reproduzindo.
Mecanismos de ação
Os antibióticos modernos podem ser divididos em dois tipos, dependendo de como é seu funcionamento. São eles:
Bactericidas
Os bactericidas são os antibióticos que matam as bactérias. Eles podem fazer isso de diversas formas, reduzindo seus números drasticamente e facilitando tudo para o sistema imunológico.
Existem diversos jeitos de um antibiótico matar uma bactéria. A penicilina, por exemplo, o faz destruindo a parede celular das bactérias e impedindo sua síntese, matando-as.
Bacteriostáticos
Bacteriostáticos são antibióticos que impedem as bactérias de se reproduzir. Assim, o número de bactérias para de crescer, para então passarem a morrer naturalmente e serem mortas pelo sistema imunológico, sem sobrecarregá-lo.
Os bacteriostáticos impedem que as bactérias se multipliquem. Eles podem inibir a síntese de proteínas das células, o que as impede de se dividir. Ainda podem impedir a duplicação do DNA da bactéria, o que faz com que parem de se multiplicar, deixando que o sistema imunológico as elimine de maneira eficiente.
Alguns desodorantes utilizam químicos bacteriostáticos, evitando que bactérias que podem estar presentes no suor se multipliquem e emitam odores.