Em decorrência da crescente expansão dos negócios no mercado de capitais, qual a importância da Contabilidade para as Instituições Financeiras?
Respostas
Resposta:
Devido à expansão dos negócios no mercado de capitais, os países foram obrigados a criarem forma de controle dessas movimentações para que eles não tornassem vulneráveis. Surge então o SFN (Sistema Financeiro Nacional) o que visa criar instrumentos financeiros para controlar de forma adequada as movimentações de recursos financeiros entre todas as partes. Isso provocou umas séries de modificações nas leis brasileiras visando garantir a transparência das informações do mercado financeiro o que levou uma nova estruturação no Sistema Financeiro Nacional adequando além das exigências nacionais as internacionais. Com todas essas adequações e de uma nova realidade econômica no Brasil e a necessidade de o governo ter mais segurança no ambiente do mercado de capitais, foi necessário adequar o modelo contábil brasileiro de acordo com as normas de contabilidade internacional deforma a proporcionar maior transparência e qualidade às informações contábeis. Além de estabelecer novas regras para os balanços, harmonizar a Lei com as práticas contábeis internacionais, buscando eliminar as dificuldades de interpretação e aceitação das práticas contábeis brasileiras.
Explicação:
Portanto, a Contabilidade se torna o principal instrumento das instituições financeiras na padronização das suas contas, e na uniformização dos lançamentos tornando as suas informações contábeis mais claras e com facilidade de análise para os públicos que utilizam dessas informações. Além de se tornar um verdadeiro catalisador do mercado de ações.