As principais responsáveis pela formação e pela consolidação do samba carioca foram as “tias baianas”. Fale sobre o papel dessas mulheres no samba brasileiro.
Respostas
Resposta: desde que chegaram ao Rio de Janeiro, os negros baianos, em geral de origem iorubá *, procuraram manter a cultura religiosa de seus ascendentes africanos, através do candomblé e do canto dos orixás. No terreiro de candomblé, as mulheres ocupavam papel central, fortalecendo a prática religiosa. Dos terreiros para a vida cotidiana da comunidade, a força feminina foi se estendendo e se fazendo cada vez mais presente.
Verdadeiras matriarcas, as negras baianas passaram a ser chamadas de tias. Eram matriarcas de famílias unidas por laços étnicos – e não necessariamente de sangue. Em torno delas eram cultivadas as tradições negras.
Explicação:
Resposta:
As tias baianas e a cultura popular urbana do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX e início do século XX, trazem um palco muito rico de informações em relação às mudanças da cidade, às formações de atores culturais, ao surgimento de costumes e de redes de sociabilidade.
Explicação:
Espero ter ajudado