• Matéria: História
  • Autor: xlzinn
  • Perguntado 3 anos atrás

A Baixa Idade Média é um período de intensas transformações no mundo feudal, ainda que grande parte da estrutura – domínio ideológico e influência política da Igreja Católica, e a organização da sociedade em estamentos – permaneça no período posterior, com notáveis alterações. Nesse contexto, o mundo do trabalho apresentou importantes mudanças, expressas na alternativa:

A) A criação das hansas, associações de trabalhadores que visavam à organização das profissões e das corporações de ofício, organizações comerciais.

B) A libertação de um expressivo número de camponeses a partir das “jacqueries”, revoltas camponesas organizadas em toda a Europa. Os camponeses libertos migraram para os burgos, intensificando o desenvolvimento comercial e urbano.

C) O surgimento das corporações e das hansas, respectivamente associações responsáveis por regular o acesso às profissões nos burgos e organizações de pessoas dedicadas ao comércio, organizadas a partir da região de origem do comerciante e do destino das expedições.

D) A organização de associações de camponeses com objetivo de regulamentar o trabalho no campo, extinguindo pouco a pouco as obrigações feudais.​


jullya35: conseguiu responder ?

Respostas

respondido por: priscilasm2
1

A alternativa correta é a letra A) A criação das hansas, associações de trabalhadores que visavam à organização das profissões e das corporações de ofício, organizações comerciais.

A criação das hansas, que eram verdadeiras associações de trabalhadores, foram formadas nas cidades da Baixa Idade Média e a intenção era de fortalecer o comércio entre os filiados, como forma de potencializar os negócios e lucros.

Bons estudos!

Perguntas similares