AJUDA POR FAVOR É PARA HJ!!!!!!
Por que embora diga que a finalidade da ação moral é a felicidade do individuo, a concepção de Felicidade de Aristóteles não é algo individualista?
Felicidade e dever
• Herdeiro do pensamento de Platão, Aristoteles aprofunda a discussão a respeito das questões éticas. Mas, para ele, o homem busca a felicidade, que consiste não nos prazeres nem na riqueza, mas na vida teórica e contemplativa cuja plena realização coincide com o desenvolvimento da racionalidade.
• A reflexão aristotélica sobre a politica não se separa da ética, pois a vida individual está imbricada na vida comunitana. Se Aristoteles conclui que a finalidade da ação moral é a felicidade do individuo, também a politica tem por fim organizar a cidade feliz
• Kant rejeita as concepções morais que predominam até então, quer seja da filosofia grega quer seja da crista, e que norteiam a ação moral a partir de condicionantes como a felicidade ou o interesse. Por exemplo, não faz sentido agir bem com o objetivo de ser feliz ou evitar a dor, ou ainda para alcançar o céu ou não merecer a punição divina. O agir moralmente se funda exclusivamente na razão. A lei moral que a razão descobre e universal, pois não se trata de descoberta subjetiva (mas do homem enquanto ser racional), e é necessária, pois é ela que preserva a dignidade dos homens. Isso pode ser sintetizado nas seguintes afirmações do próprio Kant: Age de tal modo que a máxima de tua ação possa sempre valer como principio universal de conduta", "Age sempre de tal modo que trates a Humanidade, tanto na tua pessoa como na do outro, como fim e não apenas como melo". A autonomia da razão para legislar supoe a liberdade e o dever. Pois todo imperativo se impõe como dever, mas a exigência não é heterônoma - exterior e cega e sim livremente assumida pelo sujeito que se autodetermina.
a) porque para ele o ser humano pode viver e se realizar sozinho.
b) porque cada um pode fazer o que bem entender da própria vida.
c) porque para a vida individual não está separada da vida comunitária.
d) porque ele concebe o indivíduo separado da vida comunitária.
e) porque para ele não existe vida comunitária, só a individual.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
e resposta e a letra (d)
Explicação:
leia reflita pense
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás