Ao matricular seu filho na pré-escola de renomada instituição de ensino, Marina perguntou à coordenadora pedagógica qual seria a proposta pedagógica da escola e como o seu filho iria aprender. De início, a coordenadora esclareceu que a proposta da escola estava de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e BNCC, o que quer dizer que os eixos de trabalho pedagógico são:
a.
Interação e cultura.
b.
Brincadeira e cultura.
c.
Competências e brincadeira.
d.
Interação e brincadeira.
e.
Cultura e competências.
0,5 pontos
PERGUNTA 2
Depois que Lívia entrou na pré-escola, sua mãe percebeu grandes progressos em sua comunicação. A menina tem mais iniciativa para solicitar aquilo que deseja, contar fatos do cotidiano, reconta as histórias ouvidas e dramatizadas na classe. Percebe-se que nessa instituição respeita-se o direito da criança de:
a.
expressar
b.
conviver
c.
conhecer
d.
explorar
e.
participar
0,5 pontos
PERGUNTA 3
Para sua turma de alunos de 5 anos, a professora elaborou o projeto Brincando com Portinari, em que desenvolveria um projeto cujo eixo principal seriam as artes visuais. Para isso, apresentaria a biografia e aspectos da obra do pintor Cândido Portinari, principalmente aquelas em que aparecem crianças brincando, como Futebol, Meninos soltando pipa e João e o Cavalinho. O produto final do projeto seria a produção de uma tela a partir da releitura de uma dessas obras. Mas Lidiane pensou: como registrar esse projeto em seu planejamento? Ele pertence a qual campo de experiência?
a.
Escuta, fala, pensamento e imaginação.
b.
Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
c.
Traços, sons, cores e formas.
d.
O eu, o outro e o nós.
e.
Corpo, gestos e movimentos.
0,5 pontos
PERGUNTA 4
No mês de setembro do ano passado, Janaína, a mãe do Gabriel, que tinha 4 anos e estava na primeira fase da pré-escola, foi perguntar à professora se seu filho ficaria reprovado, pois, por conta de sua deficiência intelectual, realizava suas atividades em ritmo bem mais lento que os demais. A professora explicou que na Educação Infantil não havia retenção e que a avaliação se dava por:
a.
observação crítica e registro do desenvolvimento da criança.
b.
respeito aos direitos de aprendizagem.
c.
participação nos campos de experiência.
d.
análise da socialização da criança.
e.
critério de realização das atividades.
0,5 pontos
PERGUNTA 5
Ao participar do primeiro planejamento alinhado à BNCC da creche Rapunzel, a professora Rosane não estava conseguindo identificar exatamente de que áreas do conhecimento se tratava o campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”. Suas colegas explicaram que se relaciona às primeiras noções das áreas de:
a.
Geografia, Literatura Infantil, Matemática e Artes Visuais.
b.
Artes Visuais, História, Movimento e Ciências.
c.
Movimento, Artes visuais, Música e Ciências.
d.
Geografia, História, Matemática e Ciências.
e.
Música, História, Matemática e Literatura Infantil.
Respostas
Resposta:
1- D,
2 A,
3 C,
4 A,
4 D
Explicação:
No que se refere as propostas pedagógicas embasadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e BNCC na questão 1 é correto o que se afirma na alternativa D.
No que se refere aos direitos de aprendizagem referentes a ações como: solicitar aquilo que deseja, contar fatos do cotidiano, recontar as histórias ouvidas e dramatizadas na classe. Na questão 2 é correto o que se afirma na alternativa A.
No que se refere ao campo de experiência que abrange o projeto de artes visuais. Na questão 3 é correto o que se afirma na alternativa C.
No que se refere a avaliação na educação infantil. Na questão 4 é correto o que se afirma na alternativa A.
No que se refere aos conteúdos trabalhados no campo de experiência Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, na questão 5 é correto o que se afirma na alternativa D.
A BNCC é um documento normativo que visa tornar o ensino igualitário em todas as regiões e classes sociais, garantindo os direitos de aprendizagens: expressar, conviver, conhecer, explorar e participar para os alunos de todo o território nacional.
Ela também divide os conteúdos em campos de experiências, são eles: O eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Corpo, gestos e movimentos e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. No trabalho prático os campos de experiências se entrelaçam e se completam trazendo aos alunos experiências ricas e significativa que valorizam seus conhecimentos prévios e individualidades.
https://brainly.com.br/tarefa/18125258