Respostas
Resposta:
“A liberdade não é um atributo individual, ela é uma realização social própria a sociedades marcadas pela igualdade e pela indiferença social às diferenças antropológicas. Não há indivíduos livres em uma sociedade não-livre”. Depois da Segunda Guerra, os EUA foram palco de lutas importantes contra discriminação da população negra, em especial nos Estados do Sul. No interior de tais embates, um caso emblemático ocorreu em uma escola na cidade de Little Rock, em Arkansas.
O governo federal resolveu intervir na discriminação racial que ocorria nas escolas, com instituições de fato para brancos e negros, utilizando a força federal para garantir que alunos negros pudessem ser matriculados e frequentar aulas em escolas ditas de brancos.
Nesse contexto, uma foto emblemática aparece na imprensa. Vemos Elisabeth Eckford, então uma jovem negra, entrando impassível na escola pública de ensino médio com uma turba branca atrás si vociferando ódio e protegida por tropas federais. Ela fora uma das nove jovens negras escolhidas para integrar a escola. No entanto, ao chegar no primeiro dia de aula, Eckford viu-se sozinha e escoltada sozinha ela caminhou.
Na ocasião, a filósofa liberal Hanna Arendt escreveu um polêmico artigo a respeito. Mesmo dizendo-se solidária da causa negra, ela criticava a ação governamental, que à sua vista deveria se reduzir a mudar o ordenamento legal e jurídico que suportava a segregação (como as leis até então vigentes em alguns Estados americanos que impediam o casamento inter-racial) e não intervir diretamente nos costumes sociais nos quais a segregação seja alicerçava.
Coloque como melhor resposta! Por Favor!