TEXTO II
Brasileira vence prêmio da ONU com purificador de água sustentável
Por Helena Rinaldi
A baiana Anna Luisa Beserra, de 21 anos, tornou-se a primeira pessoa do Brasil a ganhar o prêmio Jovens Campeões da Terra, da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 26 de setembro. Participam da disputa pessoas entre 18 e 30 anos que tenham criado projetos de impacto ambiental. Anna Luisa foi premiada pelo desenvolvimento de um equipamento que purifica a água por meio da radiação solar.
A brasileira teve a ideia para o aparelho, chamado Aqualuz, aos 15 anos. Ela é formada em biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia e desenvolveu o projeto com o apoio de outros estudantes. O Aqualuz é uma alternativa sustentável e de baixo custo: não precisa de energia elétrica e utiliza os raios ultravioleta e infravermelho — que vêm do Sol — para que a água seja purificada. O equipamento pode ser instalado em cisternas (reservatórios que armazenam água da chuva) e dura até 20 anos.
Para funcionar, o sistema dispõe de um filtro ecológico, feito de sisal (uma planta), que retém impurezas sólidas. Depois, a água permanece por cerca de quatro horas em uma caixa de inox (que não enferruja) com capacidade para 10 litros e uma tampa transparente, o que permite que seja exposta à radiação solar — capaz de eliminar microrganismos que causam doenças. Um indicador luminoso mostra quando a água está pronta para ser consumida.
O Aqualuz já levou água potável para 265 pessoas. “Nossa previsão é de impactar mais mil até o fim do ano”, contou a criadora, em entrevista ao Joca. A premiação fez 4 com que o projeto recebesse propostas para ser aplicado em outros países. Agora, Anna Luisa trabalha para que o Aqualuz chegue ao continente africano.
Agência Brasil, G1 e ONU News. Esta matéria foi originalmente publicada na edição 140 do jornal Joca. Disponível em: . Acesso em: 6 maio 2021.
No caderno 3 do 6º ano, você estudou as mensagens que os leitores escrevem a jornais, para comentar notícias e reportagens. E produziu texto do gênero.
Desta vez, você produzirá uma carta ou e-mail de leitor, para comentar um dos textos que leu acima.
Para produzir seu texto, siga estas etapas:
1) - Escolha o que você escreverá: uma carta ou um e-mail?
2) - Releia as duas notícias e escolha sobre qual você falará em seu texto.
3) - Defina quem será o destinatário de sua carta ou e-mail: será o(a) jornalista que escreveu o texto? O site que publicou (na caso, o jornal Joca)? As autoridades que cuidam da água em nosso país? A estudante baiana que criou o Aqualuz?
Lembre-se de que você pode elogiar a notícia, falar da importância em se conhecer o assunto, sugerir que outras notícias similares sejam publicadas, entre outros.
4) - Escreva seu texto, lembrando-se de que ele deve ter a estrutura adequada; pode ser breve; precisa apresentar claramente o motivo que o levou a escrevê-lo.
Quando finalizar, revise o texto observando conteúdo e linguagem.
Verifique se o texto apresenta as marcas próprias da estrutura do gênero escolhido: local e data (apenas para carta), vocativo (para carta e e-mail), corpo do texto, despedida e assinatura.
Caso tenha escrito um e-mail, o que anotou no campo Assunto? Prefira algo bem curto e impactante, que chame a atenção do destinatário.
O texto tem assinatura?
Quanto à linguagem, verifique: a grafia e acentuação de palavras; a pontuação das frases e repetição de palavras (se houver, tente substituir por sinônimos ou pronomes).
matheusojjlimatusll:
por favor preciso disso para hoje dou 10 conto no p i x para quem responder
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Caso tenha escrito um e-mail, o que anotou no campo Assunto? Prefira algo bem curto e impactante, que chame a atenção do destinatário.
Explicação:
espero ter te ajudado gatinha ❤️❤️❤️☺️☺️☺️
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás