Respostas
Resposta:
1. Até 1837, não se pode falar, a rigor, em partidos políticos no Brasil. Nesse ano, formaram-se as duas agremiações que caracterizaram o Segundo Reinado, a dos Conservadores, chamado Partido Conservador (saquaremas) e a dos Liberais, chamado Partido Liberal (luzias).
2.O Partido Conservador foi um partido político brasileiro do Período Imperial, surgido por volta de 1836. Foi sucessor ideológico direto do Partido Restaurador, reunindo os antigos caramurus (exceto Antônio Francisco de Paula de Holanda Cavalcanti de Albuquerque) com membros dissidentes do Partido Moderado. Também se denominavam regressistas, em contraposição aos progressistas partidários do Padre Diogo Antônio Feijó. O partido abarcava grandes proprietários rurais, ricos comerciantes e altos funcionários do governo.[14] A força política dos conservadores concentrava-se nas províncias do Nordeste.
O Partido Liberal foi um partido político brasileiro do período imperial, surgido por volta de 1831 e extinto com o Golpe Militar de 15 de novembro de 1889. Se autossimbolizava através da figura de um bem-te-vi.
Partido Liberal. Sua ideologia propunha a defesa dos interesses dos senhores rurais e das camadas médias urbanas sem compromissos diretos com a escravidão. Com base de apoio nas províncias do centro-sul do país, tinha como grande rival o Partido Conservador, o qual defendia a manutenção da dominação política das elites escravocratas rurais.
3. Partido Conservador
Entre suas realizações temos o restabelecimento do Conselho de Estado,[34] a reforma do Código de Processo,[37] e a Abolição da Escravatura (desde a supressão do tráfico de negros, sob a gestão de Eusébio de Queiroz,[38] a Lei do Ventre Livre, de 1871,[39] a Lei dos Sexagenários - preparada pelos liberais mas promulgada por um gabinete conservador[40] - e finalmente a Lei Áurea, do conservador João Alfredo).[41][42] Credita-se aos conservadores ainda a adoção do sistema métrico decimal, o primeiro recenseamento geral do Império e o impulso principal à modernização das vias de comunicação.
Partido Liberal
O novo Partido Liberal passou a defender um programa político que não se restringia à questão da centralização do poder, defendendo temas como a abolição da escravatura e eleições diretas.
O Partido Liberal diferia do Partido Conservador quanto ao método ou ao modo de lidar com a realidade social. Os conservadores apostavam num poder central forte, enquanto os liberais defendiam a autonomia das províncias e valorizavam a representação nacional (deputados eleitos).