Respostas
Resposta:
O afeto positivo, protagonista desse artigo, nada mais é que um estado de ânimo geral composto por um conjunto de emoções positivas. Estas emoções vão trazer múltiplos benefícios para todos nós. Tanto é assim que está demonstrado que cuidam da nossa saúde, melhoram a percepção que temos do nosso corpo e contribuem para que nossas relações sejam mais fortes e agradáveis.
Dito isto, a pergunta que continua é a que todos nós estamos pensando: como podemos então fomentar o afeto positivo em nossas vidas? Vamos fazê-lo através do desenvolvimento das forças pessoais, a resiliência e o humor, já que reforçando esses aspectos, aproveitaremos em maior escala essa emotividade e as consequências da sua administração adequada. Vejamos com mais profundidade a seguir.
O que é o afeto positivo?
O afeto é o estado emocional que experimentamos em um determinado momento. Assim, ele pode ser tanto positivo como negativo. De maneira geral, fala-se de afeto negativo quando está composto por emoções de cunho negativo, e de afeto positivo quando são predominantes as emoções de cunho positivo.
afeto-positivo-sorriso
Por outro lado, o afeto negativo é o que mais atenção recebeu na psicologia, já que são essas emoções negativas que se encontram mais relacionadas com a prática clínica. Uma prática que trata majoritariamente do doente e foca pouco nas pessoas que não apresentam doenças.
Por outro lado, o denominado afeto positivo começou a ser estudado há relativamente pouco tempo, e isso foi feito especialmente dentro da área da psicologia positiva*. Os principais componentes do afeto positivo são a alegria, o bom humor, o otimismo, o entusiasmo e o amor, entre outros.
*A psicologia positiva é a corrente que se encarrega de remarcar a importância que este afeto tem nos processos psicológicos.
Quais benefícios o afeto positivo nos traz?
Como é de se esperar, apresentar um conjunto de emoções positivas vai ter uma influência positiva nas pessoas. Em primeiro lugar, sentimos um bem-estar psicológico. Além disso, esta saúde mental, como já sabemos, vai influenciar positivamente nosso estado de saúde físico.
Além dos benefícios para nossa saúde, vai fazer com que tenhamos relações sociais mais satisfatórias. Experimentar o aspecto positivo vai fazer com que iniciemos facilitadores sociais de comunicação, como começar uma conversa ou manter o olhar para a frente.
amigas-conversando-sentadas
Também vamos favorecer a confiança e a cooperação com os demais, bem como a generosidade (tanto com os outros como com si mesmo). Isso vai fazer com que nos comuniquemos de maneira mais eficaz e sejamos capazes de gerar e sentir mais empatia. É dessa maneira que se criam os laços e as relações mais profundas e estáveis.
Como podemos colocar isso em prática?
Realmente soa muito atraente isso de ter um afeto positivo e ser feliz. Ainda que não tivéssemos falado dos benefícios que traz, quem não quer estar feliz? Temos que ser conscientes de que existem determinadas situações diante das quais vamos nos sentir mal, o que é normal. No entanto, o que não é normal é que nos instalemos nelas e enterremos o afeto positivo.
Assim, podemos incentivar esse conjunto de emoções positivas para que sejam mais presentes em nossas vidas. Como? Por meio do desenvolvimento das nossas forças positivas, a resiliência e o humor.
As forças positivas são aquelas capacidades pré-existentes para se comportar, pensar ou sentir de uma certa maneira. Estimulam o assunto e permitem o funcionamento ideal, o desenvolvimento e o desempenho. Assim, ser conscientes das nossas características positivas, além de tentar desenvolver aquelas que consideramos importantes, vai aumentar nosso afeto positivo.
Outra forma de conseguir isso é com a resiliência. Esta é a capacidade de enfrentar os problemas que surgem de maneira positiva, podendo depois seguir nossa vida normalmente. Significa superar as condições de vida difíceis, de modo que a pessoa saia fortalecida dessas condições. Isto é, favorece um sentimento de desenvolvimento pessoal.
maos-com-terra-e-flor
Por último, é possível fomentar o afeto positivo através do humor. Com as gargalhadas liberaremos mais hormônios que ajudam a regular o estresse, como a adrenalina e o cortisol. Nosso pensamento será mais flexível, de forma que melhoraremos nossa capacidade de regulação emocional.
Um estado de ânimo positivo também poderá nos ajudar a reinterpretar a situação. Vai influenciar a criação e o reforço do apoio social. Finalmente, podemos dizer que nos dará uma mão na hora de suportar a dor e irá estimular nosso sistema imunológico.
Como podemos ver, o afeto positivo tem um papel muito importante no nosso desenvolvimento pessoal, na nossa saúde global e na qualidade das nossas relações interpessoais. Não deixe de fomentá-lo em seu dia a dia