Um homem de tipo sanguíneo A, sendo sua mãe do tipo sanguíneo O, casou-se com uma
mulher do tipo sanguíneo AB, quais os possíveis genótipos e fenótipos dos possíveis
descendentes?
Respostas
Resposta:
Os descendentes podem ser fenótipos A, AB ou B
Os genótipos são IAIA, IA-i, IB-i e IA-IB.
Explicação:
O tipo sanguíneo é determinado pelos alelos genéticos presentes, sendo que IA para tipo A, IB para tipo B e i para tipo O. Os genes IA e IB são dominantes (se expressam quando estão presentes) e i é recessivo (só se expressa quando tem uma dupla i-i).
Cada indivíduo vai ter uma dupla feita de uma combinação dos genes que recebeu dos pais (virá um gene da mãe e outro do pai para compor a dupla).
Um homem A cuja mãe seja O vai apresentar o genótipo IA-i. Sabemos disso porque o sangue O aparece quando temos uma dupla de recessivos i-i, então a mãe (que é sangue O) obrigatoriamente vai ceder um gene i para o filho, e o IA (que é dominante) vai determinar a característica de ter o sangue tipo A.
Sendo a esposa desse homem AB, significa que ela apresenta os genes IA e IB, e como os dois são dominantes, os dois se expressam.
Para saber o tipo sanguíneo dos descendentes deste casal, avaliamos as possíveis combinações entre os genes do homem (IA-i) e de sua esposa (IA-IB), sabendo que cada um vai doar só um dos seus dois genes para a criança ter dois.
Abaixo deixei o gene do pai na esquerda em negrito e da mãe na direita em itálico para facilitar a compreensão. A ordem não importa neste caso, mas combinações possíveis são :
IA-IA (expressa sangue A), IA-IB (expressa sangue AB), i-IA (expressa sangue A), i-IB, (expressa sangue B).