“No que concerne à relação com a perspectiva das cidades educadoras, Souza [...] defende a ideia de que, para se criar um contexto favorável a educação não formal, ‘é importante que as cidades, ou a política das cidades assuma a educação como prioridade, ou como eixo condutor de todas as políticas’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 29. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a relação da educação não formal com a noção de escola aberta, é correto afirmar que: A Na escola aberta, as atividades desenvolvidas estão relacionadas às atividades curriculares. B A educação não formal pode ocorrer no espaço da escola, mas suas atividades não são consideradas atividades de aprendizagem. C Para que a escola aberta se transforme em espaço educativo, é obrigatório que haja uma reformulação curricular. D A educação não formal pode ser realizada no espaço da escola, nos finais de semana e no contraturno, com atividades como a dança. E Na escola aberta, quem controla as atividades é a comunidade, que se apropria do espaço escolar.
Respostas
Resposta:
D) A educação não formal pode ser realizada no espaço da escola, nos finais de semana e no contraturno, com atividades como a dança.
Explicação: Esta é a alternativa correta, já que “[...] a educação não formal também pode ser realizada no espaço da escola, nos finais de semana e em contraturno. Segundo a proposta da escola aberta, durante esses períodos, a escola pode permanecer acessível aos alunos para a realização de atividades [...] como dança, prática de esportes, atividades culturais e de lazer” (livro-base, p. 31).
A educação não formal representa uma modalidade educativa associada ao desenvolvimento de atividades que não exijam a formalidade acadêmica, como uma aula de dança no contra turno ou aos finais de semana (Alternativa D).
A educação não formal está associada a um modelo não tradicional da educação. Nos sistemas educacionais, pode ser desenvolvida através de atividades extracurriculares, como danças, esportes em geral ou feiras, geralmente ocorrendo no contra turno ou aos finais de semana, como uma forma de complementar o ensino.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/24734076