Respostas
Resposta:
Quando falamos de gestão de desempenho, uma das maiores referências que existem na área é o pesquisador e autor Herman Aguinis. Ele define o termo como “o processo contínuo de identificação, mensuração e desenvolvimento do desempenho de indivíduos e times, e o alinhamento desse desempenho com os objetivos estratégicos da organização”.
No passado, o único objetivo de desempenho da maior parte das empresas era o lucro adquirido aos proprietários. Com o passar do tempo, percebeu-se que isso não é o suficiente para garantir que a empresa está preparada para continuar gerando lucro no futuro. Hoje existem outros fatores de sustentabilidade para uma organização.
É muito comum dividir a gestão de desempenho em dois pilares: resultados e comportamentos. Os resultados são basicamente o que vem sendo produzido e entregue pelo colaborador. E os comportamentos, a forma como essa entrega foi realizada.
Ressalta-se mais uma vez aqui que os resultados não são mais o único pilar dentro das empresas. Não se pode priorizá-lo sem ressalvas. Não estar atento ao clima organizacional, à saúde mental e à experiência dos colaboradores podem causar grandes prejuízos a longo prazo, mesmo que isso seja invisível em um primeiro momento.
Explicação: