• Matéria: Biologia
  • Autor: santosgiselle049
  • Perguntado 3 anos atrás

As bactérias são seres unicelulares, procariotos, que têm formas de vida do tipo isolada ou em agrupamentos variados do tipo coloniais. Embora esses seres celulares sejam considerados pelo senso comum como “micróbios perigosos”, há muitas espécies importantes para o equilíbrio dinâmico dos seres vivos e destes com o meio ambiente. Assim sendo, muitos estudos e pesquisas são desenvolvidos na área da microbiologia, para melhor conhecer a maquinaria biológica das bactérias. Sendo assim, relacione situações em que as bactérias são utilizadas para o bem comum e também as que causam danos.​

Respostas

respondido por: marianasampaiooza94h
1

Resposta:

Explicação:

Olá, as bactérias benéficas (probióticos) compõem a nossa flora intestinal e lá são responsáveis pela degradação de aminoácidos, aumentam a absorção de nutrientes, ajudam a digerir a lactose, atuam em diversas funções metabólicas, e nos protegem de outras bactérias perigosas. Um exemplo de bactérias boas são os lactobacilos, que ajudam a prevenir infecções e a disbiose intestinal (desequilíbrio na flora intestinal). Eles não combatem diretamente estes micro-organismos prejudiciais, mas ajudam a reduzir sua proliferação através de seus antibióticos naturais, principalmente devido a competição por nutrientes.

E as bactérias que causam danos (patogênicas) são: Listeria monocytogenes, Campylobacter jejuni, Yersinia enterocolitica e Salmonella sp.   Que muitas vezes se proliferam devido a uma alimentação pobre em nutrientes, rica em açúcares, ou pela ingestão de água ou alimento contaminado, mãos sujas na boca, etc.

Perguntas similares