Pergunta 1 0.1 pontos "Já na Grécia antiga, Hipócrates (século IV-V A.C.), o pai da medicina, desenvolveu a teoria dos humores corporais para explicar os estados de saúde e doença. Em sua dissertação intitulada "On the Nature Man", deduz dos quatro elementos primários do universo, terra, ar, fogo e água, quatro qualidades: calor, frio, úmido e seco, as quais foram relacionadas à quatro humores corporais: sangue, fleuma, bile branca e bile negra. O equilíbrio adequado entre estes humores determinaria a saúde, e o desequilíbrio causaria a doença” (ITO, P. do C. P.; GUZZO, R. S. L. Diferenças individuais: temperamento e personalidade; importância da teoria. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 19, n. 1, p. 91-100, 2002). Assinale a alternativa que melhor descreve a teoria da personalidade proposta por Hipócrates. A Teoria do Temperamento. B) Teoria da Cognição Social. C) Teoria Motivacional. Teoria do Caráter. D ہ E Teorias dos Traços.
Respostas
Resposta:
Teoria do Temperamento
Explicação:
Hipócrates, filósofo grego, foi o primeiro a formular uma teoria do temperamento, baseando- na teoria dos quatro elementos de Empédocles. Segundo ele há quatro tipos de temperamento, conforme domine no corpo do indivíduo um dos quatro fluidos corporais (humores): sanguíneo (sangue), fleumático (linfa ou fleuma), colérico (bílis) e melancólico (astrabílis ou bílis negra). Cada um deles possui uma determinada característica:[6]
Sanguíneo: expansivo, otimista, mas irritável e impulsivo;
Fleumático: sonhador, pacífico e dócil, preso aos hábitos e distante das paixões;
Colérico: ambicioso e dominador, tem propensão a reações abruptas e explosivas;
Melancólico: nervoso e excitável, tendendo ao pessimismo, ao rancor e à solidão (wikipédia)
A alternativa que melhor descreve a teoria da personalidade proposta por Hipócrates é a letra A) Teoria do Temperamento.
A Teoria do Temperamento foi formulada tendo como base quatro temperamentos, onde esses seriam responsáveis por determinar a personalidade de cada um dos indivíduos, além da sua propensão a ter determinadas doenças.
Os temperamentos são os modos pelo quais o indivíduo percebe o mundo, desenvolve suas habilidades e cria valores seus. O primeiro homem a estudar os temperamentos foi Hipócrates, que é tido como o pai da Medicina. Ele separou em quatro tipos: colérico, melancólico, sanguíneo e fleumático.
Veja mais sobre Hipócrates em:
https://brainly.com.br/tarefa/21575775